terça-feira, 15 de outubro de 2013

Modelos da coleção: Boeing 727-200, da Condor

Olá pessoal. Depois de mais uma temporada sem novidades, eis que retorno, com uma leva de novos modelos (outra leva está a caminho). Em junho deste ano iniciou-se na Waffle Collectibles a queima de primavera (deles): vários modelos, a maioria JC Wings, com ótimos preços. Optei então por adquirir alguns modelos para a coleção, sabendo que eles só seriam entregues nos EUA lá por setembro e em outubro para mim, no pior dos casos. Diante de tantas opções, escolhi dois que estavam me escapando constantemente: o Boeing 727-200 (eu já tinha o 727-100, nas cores da JAL), o 67º da coleção e um Douglas DC-9 modelo 30. Seria a primeira compra de dois modelos simultaneamente. Até perguntei até quando  a oferta estaria disponível e recebi como resposta que ele não poderia garantir até quando. Então, em 20 de junho adquiri o 727-200 da JC Wings nas cores da Condor, empresa aérea alemã, hoje controlada pela Lufthansa. Na realidade, gostaria de um 727-200 nas cores antigas da Lufthansa, só que encontrei apenas na Adam Jets, a um preço muito alto (US$ 80,00). Neste, eu paguei US$ 32,40 e 26,48 de frete+embalagem.
Os dois modelos chegaram em uma mesma caixa externa, sem inspeção por parte da receita, e intactos, em 02/09/2013.
Apesar de ter vários modelos de 727-200 no mercado, preferindo eu nas cores antigas da VASP, que nunca foi lançado, optei por este modelo por lembrar a pintura da Lufthansa. O modelo vem bem detalhado ,e pelo que pesquisei, o molde da JC Wings é mais realista nas medidas do que o da Infligth 200. Ainda agora encontrei o mesmo modelo por R$ 140,00 no Mercado Livre. Mesmo assim, paguei mais barato. O único porém, que me deixou meio desconfiado com essas ofertas é o amarelo da cauda: meu modelo está em um tom mais claro, como se na foto do original fosse "amarelo ouro" e o do meu fosse um "amarelo canário" (ou pode ser a foto).


O modelo em questão representa o 727 modelo 200 (estendido em relação ao 100) D-ABKK, nas cores da Condor. Construído em 1975, foi vendido inicialmente a Condor, depois passou pelos EUA., Turquia e África do Sul, pela Kulula e Safair, onde terminou como write-off em 2003, em Johanesburgo. 



No Brasil somente a VASP e a a Fly utilizaram o modelo 200 exclusivamente para passageiros. Em  8 de junho de 1982, um 727-200 da VASP se chocou contra uma serra perto de Fortaleza, perecendo 137 pessoas.


Abaixo, o comparativo entre o 727 100 e o 200.