quinta-feira, 12 de julho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 737-800 da El Al

A coleção tem, além do objetivo de retratar cada aeronave de uso civil, de passageiros, lançadas após a 2a Grande Guerra, representar o maior número possível de companhias do mundo. Israel não podia faltar, mas o único modelo que tinha até o momento era um 757-200 da GeminiJets. 757 eu já tinha adquirido, da American Airlines. E eis que surge no site da Waffle Collectibles, na seção de ofertas da Aviation200, um Boeing 737-800 nas cores da El Al, e por apenas US$ 28,00. Comprei-o-o em 27/11/2011, esta vindo a ser a última aquisição do ano de 2011. Chegou em 14/12/2011. O modelo, apesar de ser uma pintura simples a usada pela El Al, é bonito, sem winglets (que são opcionais nos 737) e um porém: os motores são de plástico, mas quase não se nota. 


O modelo retrata o 4X-EKI, um 737 modelo 800, construído em 1998, adquirido por uma empresa de leasing e arrendado à El Al desde então, onde voa até o presente momento.


No Brasil o 737-800 é utilizado de forma bem ampla pela Gol e suas coligadas (Webjet e VARIG): já voei várias vezes nos da Gol e uma vez em um nas cores da VARIG. O da foto abaixo foi o meu último vôo, há dois anos atrás. Apesar dos winglets, é um 737-800.


MayDay - Desastres aéreos

Cenário de desastre (Mayday - desastre aéreo)!

18 de outubro de 2011: mau dia. Reformando um pedaço de estante antiga, que viria a ser o novo expositor para os modelos - já estava envernizada, com as portas de vidro e com algumas prateleiras, enquanto mudava minha coleção para outra vitrine, na estante antiga uma das prateleiras de vidro bambeou e  dois modelos cairam no chão: o Inflight Boeing 707 Varig e o Western Models L 749 BOAC (última aquisição). Momento de pânico: ao caírem bateram em mais alguns modelos.

O BOAC teve a pintura do nariz danificada, eixo de uma hélice partido e trem de pouso do nariz quebrado (é de ferro não cola).


O 707 teve a pintura lateral riscada (em ambos os lados, mas na pintura apenas prata), a pintura do nariz bastante danificada e um trem de pouso principal partido (junto com meu coração).





A pergunta era: a Inflight fornece peças de reposição? Como obter? Western Models fornece peças de reposição? Como obter? Como trocar essas peças (retirar a peça quebrada do modelo). E o reparo na pintura? Onde eu poderia realizar? A minha preocupação maior era com o 707 VARIG pois não é mais produzido. O L749 poderia comprar de novo, até mesmo da BOAC.



Após deixar avisos no fórum DA.C e no Comtato Radar, comecei a buscar em associações de Plastmodelistas.  Após incessante busca na internet por alguém que restaurasse os modelos, fui agraciado com a resposta de Augusto da APRJ (associação de plastimodelismo Rio de Janeiro) que me indicou um dos seus melhores membros, o Sr. Afonso Giordano,

Carioca boa gente, como todos, me atendeu super bem, cobrou barato e fez uma verdadeira obra de arte na restauração dos modelos. Vendo os modelos que ele monta, confiei em seu trabalho desde o início e fiquei extremamente satisfeito com os resultados, como podem ser comprovados nas fotos a seguir. Realmente, é um 'Michelangelo' na restauração. A família, indo de férias para o Rio de Janeiro, em janeiro, levou os modelos, de forma bem acondicionada. E em 11 de fevereiro - cerca de um mês depois e 4 meses após o desastre - eles retornam via correio.






Afonso: meu muito obrigado, que é pouco pelo que você merece!


Até publiquei o e-mail dele, pois iria ganhar vários trabalhos. Mas ele é aficcionado em modelos da 1a Guerra Mundial e precisava de tempo para montá-los (inclusive o pagamento foi feito atráves de um modelo para montar, comprado na Nova Zelândia) e pediu para não divulgá-lo.

Gostaria de agradecer também a Graham Bridges, da Inglaterra, um fanático por Connies, pelo envio de um trem de pouso frontal do Constellation (não foi necessário, mas obrigado) e a Inflight200, por ter enviado sem custos o trem de aterrisagem principal do 707. Obrigado. 

E fica a lição: muito cuidado ao manusear os modelos e evite manuseá-los.


 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 747-300, da AeroSur

39.o modelo da coleção, o Boeing 747 modelo 300 da Aviation200 foi adquirido da Waffle Collectibles em 12/09/2011, por US$ 81,00, com US$ 42,25 de frete. Ele apareceu no site da Waffle como oferta da Aviation200 por US$ 90,00, preço que já estava excelente se comparar com 747 da Inflight. Apliquei com certa dúvida o código de desconto da Waffle (no site ele indica para não abusar desse desconto, que ele até cobra multa), que rendeu 10% de desconto. O modelo demorou 70 dias para chegar, mas o site já informava esta demora. Eu nem sonhava mais em adquirir o 747-300 nas cores da AeroSur, visto que não aparecia mais e quando aparecia, era muito caro (US$ 150,00 para cima).  O modelo é muito bonito, na pintura chamada pela AeroSur - empresa boliviana que encerrou as atividades em abril de 2012 - de Torísimo.



O CP-2525, a aeronave representada, foi um 747 modelo 300 fabricado em 1984 que passou por várias operadoras, mais de 10. Hoje encontra-se parado. No Brasil somente a VARIG utilizou o 747-300.