quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Modelos da coleção: Ilyushin IL-14 da Malev

Bem, olá a todos. Após uma longa ausência, volto comentando as inclusões do ano de 2014 (um longo tempo não sem novidades, mas sim sem escrever).
O Ilyushin IL-14 tornou-se o 79º modelo a ser incorporado a coleção. Na realidade, era para ser o 59º: em abril de 2013 adquiri da EZ Toys um IL-14 nas cores da CSA, por US$ 40,50. Estranhamente, foi a única compra que fiz com a EZ Toys que paguei pelo Pay Pal, ao invés de ir no cartão direto (não me recordo o motivo). Este modelo nunca chegou as minhas mãos. Rastreando o código enviado pela EZ Toys, constatei que ele tinha deixado os USA via Los Angeles, porém nunca chegou no Brasil (o Correio Brasileiro não o recebeu). Reclamei com a EZ Toys e de nada adiantou, pois eles alegaram que como eu escolhi o frete mais barato, nada podiam fazer. O Correio Brasileiro insistia em dizer que eles tinham o direito de reclamar lá, nos EUA, mas mesmo eu pedindo eles não o fizeram. Foi minha última compra pela EZ Toys. 
Com  o passar dos meses, procurando o modelo, vi que ele estava sumido. E em janeiro de 2014 a Phoenix (mesma do primeiro) relança-o nas cores da Malev (duas opções) e uma na Aeroflot. 
Optei pela da MALEV, em um esquema que me pareceu mais antigo. Comprei-o-o no EBay de um vendedor alemão, pagando US$ 41,90 (pouco mais que US$ 1 em relação ao anterior), frete de US$9,50 (baratissimo) e em um esquema de cores que achei mais bonito que o da CSA. O modelo chegou em 22 dias (bem rápido), bem embalado e de tamanho pequeno. Por dentro, tudo certo, um modelo bem acabado, lembrando uma mistura de Convair 440 com DC-3...Legal é uma cúpula no teto do cockpit, no modelo feito em plástico transparente que, creio eu, no original servia para aeronavegação.
O modelo representa o HA-MAE. Segundo o pesquisador Aad van der Voet, o HA-MAE na realidade é uma variante do IL-14, fabricada na antiga Alemanha Oriental, o VEB-14P. Virou CCCP-61663 por volta de 1970 e foi convertido em um avião de  reconhecimento IL-14LR. Acabou armazenado em Nizhniye Kresty, onde foi visto em 1992, e novamente em 2003 (agora parcialmente quebrado). A fuselagem foi transportada para Yakutsk, em 2005, onde foi acoplada com as asas de outro IL-14, sendo então colocado em exibição em Yakutsk, e observado em junho de 2008. 



O possível fim do HA-MAE. 



Vale lembrar que a MALEV era a estatal húngara de transporte aéreo, que foi privatizada mas veio a falir em 2012. 
O IL-14 nunca foi operado no Brasil.