sexta-feira, 6 de julho de 2012

Modelos da coleção: Lockheed L-749 da BOAC

Dobradinha da Lockheed e da Western Models. O 38.o modelo da coleção foi um Lockheed L-749 nas cores da inglesa BOAC, lançado pela Western Models. Foi adquirido na seção Collectors Sale da Waffle Collectibles por US$ 45,00 em 02/09/2011, chegando em 32 dias. Não estava no topo da lista, mas como não tinha outra marca produzindo L-749 e o preço estava com um desconto de US$ 25 em relação a outros sites, passei esse na frente. O modelo segue o mesmo padrão do Connie anterior da Western: baixo detalhamento da carlinga do motor. Mas os demais detalhes - janelas, hélices, portas, rodas - são bons. A caixa é uma tristeza só: vermelha sem nada impresso e um papel impresso em impressora jato de tinta, bem fraca, feito uma fita em volta da caixa. Pouco reforço na embalagem: sorte chegar inteiro.


O G-ANVD foi um Constellation modelo L-749 (a segunda versão exclusiva para passageiros), menor que o L-1049 (29,66 contra 34,62 metros), sem radar, com asas menores e sem os tanques nas pontas das asas. O registro desta aeronave não está claro, sendo usado pela BOAC - British Overseas Airways Corporation - entre 1955 e 1957, retornando a fábrica da Lockheed, e servindo à KLM, Avianca e Capital. A foto abaixo, feita em 1972 no Peru, mostra o G-ANVD já parado, nas cores da última operadora, a peruana Trans Peruana de Aviacion.




No Brasil o L-749 foi utilizado pela Real e pela Panair. Um modelo restaurado nas cores da Panair encontra-se exposto no museu Asas de um Sonho, da TAM:




Modelos da coleção: Lockheed L-1049G, da VARIG

Final de agosto de 2011 e eis que surge na EZToys um Lockheed 1049 Constellation: da Western Models e nas cores da VARIG. Western Models são raros os lançamentos e difíceis de encontrar, além de caros. Constellation era só da Herpa e uns poucos da Hogan Sendo VARIG era a escolha óbvia, mesmo que fosse mais caro e tinha em versão CARGO também.  Segundo alguns sites, só 120 foram produzidos. Como o cartão de crédito fechava dia 26, aguardei e... supresa: esgotou-se na EZToys. Toca a procurar, correndo e encontrei em uma loja chamada JetCollector. Comprei, no valor de US$ 69,95 mais 24,95 de frete, em 26/08/2011, sendo que o modelo chegou em 13/09/2011, em 18 dias, bem rápido. No processo de compra, fui atendido por Pam (não sei se homem ou mulher, perguntei e não respondeu). Após o envio, fui informado que faltou US$ 7,00 de frete: eles fecharam a venda sob um valor de frete, enviaram, viram quanto foi e depois cobraram a diferença, via Pay Pal ou depósito bancário. Expliquei para eles da dificuldade de depósito, que eles estavam cobrando um frete bem mais caro que as outras lojas, mas mesmo assim, poderiam me cobrar via cartão de crédito. Responderam, educadamente, que tinha sido erro deles, e que ficasse por isso mesmo, que pretendiam me ver como cliente em uma próxima compra. Quando recebi um e-mail de código de rastreamento do USPS - United States Postal Service - é que percebi que a encomenda era rastreável, o que deixa o frete mais caro mesmo.
Abaixo, todo o processo de envio, retirado do site do USPS:


Detailed Results:
Delivered, September 13, 2011, 7:47 pm, BRAZIL
Customs clearance processing complete, September 08, 2011, 7:39 pm, BRAZIL
Customs Clearance, September 07, 2011, 8:58 am, BRAZIL
Processed Through Sort Facility, September 07, 2011, 8:56 am, BRAZIL
Processed Through Sort Facility, September 02, 2011, 5:27 pm, ISC SAN FRANCISCO (USPS)
Arrived at Sort Facility, September 02, 2011, 5:25 pm, ISC SAN FRANCISCO (USPS)
Electronic Shipping Info Received, August 31, 2011 


O modelo é simples em acabamento (comparem as carenagens do motor com os da Hobby Master, por exemplo), a caixa é bem, mas bem, simplória. Veio com um quebradinho em uma das empenagens verticais, mas como achei o pedacinho, colei. E o mastro da antena veio "solto": colado. Estranhei o tom de azul, mais escuro e opaco que o s das fotos. Mas, mesmo assim, é o único Connie nas cores da Pioneira, tem que estar na coleção. Há um tempo atrás alguém estava vendendo na Inglaterra uma folha de decalques de detalhes dos motores, para os 1049 da Western Models.



Os "Connies" fizeram muito sucesso no Brasil, nas cores da Panair e da Real Aerovias, em vôos internacionais, e depois pela VARIG. O PP-VDE foi o penúltimo L-1049G entregue para a Varig. Os L-1049 também eram conhecidos por Super Constellation. Esta aeronave foi construída em 1957, para a Qantas, que acabou não o recebendo, sendo repassado a VARIG ainda em 1957. O PP-VDE operou de 1957 a 1963, quando foi retirado de serviço e desmontado.


No link http://forum.aeroentusiasta.com.br/viewtopic.php?f=13&t=12909 há a história dos Constellations na VARIG.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Modelos da coleção: Airbus A340-600, da Iberia

O modelo que representa a companhia aérea espanhola - Iberia - é um Airbus A340 modelo 600. Produzido pela Hogan Wings, em snapfit, foi o 36.o modelo adquirido em 01/08/2011, da Waffle Collectibles, por US$ 37,95, quase US$ 1, por centimetro de comprimento, visto que é o modelo mais comprido da coleção. No momento está ao lado de seu irmão de família, o A340-300 da Air Canada, e mesmo assim se destaca pelo seu comprimento, ocupando um espaço considerável.
A Herpa também tem um A340-600 da Iberia, porem chegou depois do da Hogan e achei o da Hogan melhor acabado (as rodas do modelo da Herpa são estranhas).
O EC-IOB, registro do modelo e da aeronave real, foi construído em 2002, e adquirido pela Iberia onde voa atualmente. No momento em que escrevo estas linhas esta aeronave sobrevoava o Atlântico, no vôo de Madri a Chicago.


Abaixo, segue uma ilustração comparando os modelos da família A340: os modelos 200 e 500 ainda não foram lançados.




quarta-feira, 4 de julho de 2012

Modelos da coleção: McDonnell Douglas MD-82, da Alitalia

O 35.o modelo da coleção foi um MD-82 da JetX, adquirido em 26/06/2011. Comprei-o-o da EzToys, na seção de ofertas deles por US$ 40,49 e US$ 22,46 de frete, chegando em 20/07/2011. Aproveitei que o modelo estava sumido na praça e apareceu a oferta. Não é na pintura atual da Alitalia. o modelo é bem comprido e bem acabado, respeitando bem os detalhes da aeronave original. Tem a mesma qualidade que o 727-100, também da JetX.


O modelo representa o I-DACY, um MD-82 fabricado em 1991 e entregue à Alitalia, onde voou até 2009, sendo repassado à Servisair. Esta aeronave sofreu um acidente em Roma, em maio de 2009, durante a decolagem, quando estourou um pneu e os fragmentos foram ingeridos pelo motor, obrigando a tripulação a efetuar um pouso de emergência, que foi bem sucedido.



No Brasil, somente a Cruzeiro do Sul experimentou um MD-82, PP-CJM, por cerca de 3 meses, desistindo da aquisição do mesmo em razão do aumento de custos operacionais. 


O MD-82 é parte da família MD-80 de jatos bi-reatores da McDonnell Douglas, derivados do DC-9. Externamente, MD-81, MD-82, MD-83 e MD-88 são iguais, com o mesmo tamanho: 45,01 metros. A diferença está nos motores, aviônicos, alcance e peso máximo de decolagem. Na minha coleção optei por apenas esse modelo para representar as 4 variantes. O MD-87 é menor (39,73 metros) e fará parte da coleção. 
Ao pesquisar para escrever sobre este modelo, descobri a variedade de modelos da família DC-9, MD-80 e MD-90: o DC-9 vai dos modelos 10 e 20 (externamente iguais), 30, 40 e 50 (no momento só o 10 faz parte da coleção, nas cores da Aeronaves de México); MD-81, 82 e 83 (externamente iguais) e MD 87 (menor); MD-90. O MD-95 ou Boeing 717 não tem um modelo que o represente (só da SkyMarks, mas sem trem de pouso e mal acabado).  Ainda faltam, portanto, cerca de 5 modelos para representar toda a família.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Modelos da coleção: BAC 1-11-500, da Court Line

O 33.o modelo da coleção é um BAC 1-11 modelo 500 (One Eleven), da Aviation200. Adquirido em 24/04/2011 da Waffle Colectibles, veio por meio de uma oferta, saindo apenas US$ 30, e 16,14 de frete, chegando em 45 dias. O modelo é o G-AZEC da falida Court Line (1974). Esse modelo saiu em várias cores (amarelo, verde, violeta e rosa), sobrando em oferta o "rosinha". A pintura se destaca na coleção.

Interessante que este modelo, e também nos One Eleven originais, ele era bem baixo. O modelo 500 era mais longo que os da primeira série (200, 300 e 400): 32,61 mts. 
O G-AZEC foi construído em 1969, indo direto para a Court Line, depois para a Bahamas Airways e terminando na Philipines Airlines em 1990.



Semana passada é que verifiquei a diferença entre o modelo 500 e os anteriores (200, 300 e 400), incluindo  estes (um só, o 200 ou 300) na minha lista de compras futuras.
No Brasil, o modelo 500 foi utilizado pela Transbrasil, que o chamava de "Jatão". A VASP e a FAB operaram os modelos menores.