sábado, 22 de junho de 2013

Modelos da coleção: Fairchild-Dornier 328JET, da Welcome

Para o modelo de número 62 da coleção, o escolhido foi um modelo da Herpa, o Dornier 328JET. Procurava a muito este modelo nas cores da austríaca Welcome, não o encontrando mais (nem na ARD da Inglaterra). Ao procurar no EBay, encontrei um negociante da Alemanha vendendo o modelo, novo. Comprei-o por aproximadamente US$ 42,63 e frete de 12,27. Estranho que os fretes da Europa para o Brasil são muito mais baratos que os do EUA para cá. Com a espantosa pontualidade germânica, o modelo, comprado em 17/05/2013 foi enviado no dia seguinte, chegando em casa em 11/06/2013, quase um presente de aniversário (faço no dia 10 de junho). O modelo chegou muito bem embalado, na habitual embalagem da Herpa. Porém, ao colocar o modelo na estante, notei que a ponta da asa esquerda apresenta uma ligeira inclinação para cima: não parece ter sido causada por manuseio, visto que a caixa e a pintura estão intactas, mas talvez por algum defeito na fabricação. Porém, somente de perto é que torna-se perceptível. 
O modelo é bem pequeno, menor até que o ERJ-145: o Dornier, na verdade Fairchild (americana) Dornier (alemã), 328JET - uma variação do modelo turbohélice 328 - é bem pequeno, tendo apenas 21 metros e capacidade para 32 passageiros. Dado seu pequeno tamanho, ele é pouco detalhado, o que venho observando nos modelos menores da Herpa.


O modelo representa o OE-LJR, recebido em 2002 pela Welcome, entregue direto pelo fabricante, sendo batizado de Aurora. Ficou até setembro de 2011, sendo repassado à Sun Air, escandinava, que o opera até a presente data.





sexta-feira, 21 de junho de 2013

Modelos da coleção: Convair CV-440, da VARIG

O 61º modelo da coleção é o Convair CV-440 nas cores da VARIG, da JC Wings. Inicialmente, o Convair era para ser um modelo da Herpa, nas cores da Lufthansa, KLM, ou outra. Tempos depois, a Gemini lançou seu modelo de CV-440 junto com a JC Wings. e, ano passado, a JC Wings lançou o CV-440 nas cores da VARIG (ela só tinha em um esquema muito antigo da ANA). Lançou-o erroneamente - pelo menos nos revendedores - como CV-240, um modelo mais antigo da Convair, menor. Como o modelo começou a rarear, busquei-o no EBay, encontrando por US$ 64,00 com frete incluso, de um negociador das Ilhas Guernsey (colônias dependentes da Inglaterra, no canal da Mancha). Adquiri-o em 11/05/2013, chegando em 12/06/2013. 
Como modelo da JC Wings, muito bem acabado, parte inferior polida, embalagem padrão e detalhe para o pequeno farol no trem de pouso dianteiro, feito de plástico transparente.


O modelo representa o PP-YRL, o Convair de número de série 499, um modelo 440. Fabricado em fevereiro de 1958, foi originalmente entregue à Real Transportes Aéreos, do Brasil. Posteriormente, a Real foi adquirida pela VARIG, que só tinha os antigos CV-240, onde recebeu o esquema de cores da VARIG. Como estes aviões valiam muito dinheiro no mercado, e a VARIG não tinha interesse em manter os Convairs na frota, vende-os poucos anos depois para a Iberia, que depois o repassou para a Força Aérea Espanhola, depois para um operador particular nos EUA, indo terminar na boliviana CAT, onde recebeu o prefixo CP-2025. Neste ponto não consegui encontrar mais registros da aeronave. A foto abaixo data de 1986.


O PP-YRL nas cores da VARIG (também foi utilizado pela Real):


Em Bebedouro, no interior do estado de São Paulo, há um CV-240 nas cores da VARIG, em péssimo estado de conservação, no museu Matarazzo.








Modelos da coleção: ATR-42, da DAT

De repente me dei conta de que há um grande número de modelos a serem adquiridos fabricados pela Herpa, que, por terem o preço um pouco mais alto que os demais fabricantes, para modelos pequenos, fui deixando por último. Agora, vou começar a adquirir os Herpas, aos poucos, no mínimo 1 por mês.
E o primeiro deste movimento é o de número 60 da coleção: o ATR-42 nas cores da DAT - Danish Air Transport. 
O modelo, feito pela Herpa, tem um colorido muito bonito. Há ATR-42s nas cores da Air France, Lufthansa, Pan Am, Olympic e DAT, sendo a DAT a mais difícil de encontrar (no Mercado Livre estava a quase R$ 400,). Encontrei um nas cores da DAT por um preço convidativo. Adquirido em 15/04/2013 pelo EBay, de um negociante da Alemanha, paguei um valor em dólar de aproximadamente 50,33 e cerca de US$ 11,00 para o envio, sendo pago via cartão VISA pelo PayPal. No dia seguinte o negociante já me enviou. Só que demorou para chegar (somente em 20/05/2013): vejam o percurso e datas feito, nas informações prestadas pelo site de rastreamento dos Correios.


O modelo chegou em perfeito estado, muito bem embalado. Não é tão detalhado: não acho que a Herpa capricha nos detalhes tanto quanto os outros fabricantes, apesar de um ATR-42 na escala 1:200 ser bem pequeno. 



O modelo representa o OY-JRY, um ATR-42-300. Fabricado em 1987, serviu antes à Air Tahiti, a Chalair Aviation e em dezembro de 2000 foi incorporado a dinamarquesa DAT, onde recebeu um chamativo esquema de pintura e lá voa até a presente data.


No Brasil o modelo ATR-42 foi utilizado pela Trip, pela Total e pela Pantanal, sendo gradativamente substituído pelo ATR-72, maior e mais moderno. O ATR-42 ainda é fabricado, em uma versão mais moderna, o ATR-42-600, utilizado aqui pela amazonense MAP.