quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Modelos da coleção: Douglas DC-3, da Varig

Adquirido por US$ 40, (US$ 14, de frete+embalagem) da JC Wings, esse modelo foi comprado em 11/03/2010 na BUCHAir. Retrata o bom e velho Douglas DC-3, nas cores da Varig. Semelhante à outro modelo adquirido na BUCHAir, esse também chegou com uma leve avaria com os mastros das antenas entortados, os quais foram facilmente consertados. Muito bem detalhado, tem até o simbolo da Pratt & Withney na carenagem dos motores e a roda da bequilha traseira é giratória. Assim que foi lançado pela JC Wings, adquiri-o rapidamente com receio que terminasse.



O PP-VBN, aeronave retratada tem duas histórias: um, o original, era um Douglas DC-3 da VARIG - último DC-3 retirado de serviço que, diz a lenda, era o avião particular de Rubem Verta, fundador e presidente da VARIG. O segundo PP-VBN foi entregue a USAAF em 1994, que o repassou a FAB, que o vendeu a VOTEC em 1978, depois para a Royal Taxi Aéreo, depois para a Aero Beni (Bolivia), Wee Air, Aeroclube de Blumenau e Aeroclube do Rio Grande do Sul, onde recebeu a matricula em homenagem ao original. Por fim, em 2007, foi comprado por um empresário do interior paulista, sendo abrigada em um sofisticado hangar no município de Mococa (SP), no aeródromo particular na Fazenda Caiapó, pertencente a Caiapó Agropecuária.

Operado por quase todas as companhias aéreas brasileiras (as mais antigas), era daquelas aeronaves valentes, que nçao caima, que voavam com uma asa só, que pousavam em campinho de futebol. Meu pai, em suas viagens de juventude, contou-me muitas histórias sobre DC-3s de VASP, Real, e VARIG. Tive a felicidade de tocar em um quando da visite ao Museu da Tam: um dos 2 únicos em condições de vôo no Brasil.

Um comentário:

  1. Que bom saber o destino do Douglas VBN, pois fiz vários passeios nele quando pertenceu ao Aero Clube do Rio granda do Sul com o CM Machado
    Belíssima aeronáve, parabéns!

    ResponderExcluir