terça-feira, 26 de junho de 2012

Modelos da coleção: Airbus A380, da Qantas

Bem, para fechar o ano de 2010 resolvi escolher o Airbus A380, nas cores da Qantas Airways, empresa australiana (já tinha adquirido um dela, o Electra). O modelo, fabricado pela Hogan, foi adquirido da Diecast Airplanes por US$ 40,45, com 18,99 de frete, pois apesar de enorme - o maior modelo da coleção - é em snap-fit, sendo leve e vindo desmontado, ocupando pouco espaço. Para minha surpresa, esta aquisição serviu como um presente de Natal: o modelo chegou no dia 24 de dezembro, pouco antes do meio-dia.
Na época somente a Singapore (1.o usuário), a Emirates, a Qantas e a Lufthansa tinham o A380. Porém só o da Qantas havia sido lançado. Acabou sendo um modelo de uma aeronave emblemática, pois o VH-OQA foi o primeiro A380 a sofrer uma avaria de grande porte, com a explosão em vôo do motor n.2 (asa esquerda, interno), Rolls-Royce Trent 900, sob a Indonésia, em 04/11/2010, vindo a pousar em emergência em Cingapura, sem vítimas. Foi posteriormente reparado e tornou a voar.


 

Em 22 de junho de 2011 a Qantas anunciou que havia concordado com uma compensação da Rolls-Royce para um valor de cerca de US$ 100 milhões. A aeronave foi reparada com um custo estimado de US $ 139 milhões. A aeronave tem quatro novos motores, a asa esquerda reparada (incluindo 6 km de cabos substituídos). Ele retornou para a Austrália em 22 de Abril, e foi programado para retornar ao serviço em 28 de Abril de 2012. Os reparos acrescentaram 94 kg ao peso da aeronave.

O VH-OQA foi entregue em setembro de 2008, 0 14.o construído, direto da Airbus, recebendo  o nome de Nancy Bird Walton, homenagem a primeira aviadora australiana.




O modelo é enorme, bem acabado e ocupa um grande espaço na estante, mal dando para fechar a porta de vidro. As asas são muito longas... Se destaca no meio dos outros modelos.


No Brasil o A380, até a presente data, só fez duas visitas - Galeão (Rio de Janeiro), Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), para testes de infraestrutura portuária e demonstração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário