quinta-feira, 12 de julho de 2012

MayDay - Desastres aéreos

Cenário de desastre (Mayday - desastre aéreo)!

18 de outubro de 2011: mau dia. Reformando um pedaço de estante antiga, que viria a ser o novo expositor para os modelos - já estava envernizada, com as portas de vidro e com algumas prateleiras, enquanto mudava minha coleção para outra vitrine, na estante antiga uma das prateleiras de vidro bambeou e  dois modelos cairam no chão: o Inflight Boeing 707 Varig e o Western Models L 749 BOAC (última aquisição). Momento de pânico: ao caírem bateram em mais alguns modelos.

O BOAC teve a pintura do nariz danificada, eixo de uma hélice partido e trem de pouso do nariz quebrado (é de ferro não cola).


O 707 teve a pintura lateral riscada (em ambos os lados, mas na pintura apenas prata), a pintura do nariz bastante danificada e um trem de pouso principal partido (junto com meu coração).





A pergunta era: a Inflight fornece peças de reposição? Como obter? Western Models fornece peças de reposição? Como obter? Como trocar essas peças (retirar a peça quebrada do modelo). E o reparo na pintura? Onde eu poderia realizar? A minha preocupação maior era com o 707 VARIG pois não é mais produzido. O L749 poderia comprar de novo, até mesmo da BOAC.



Após deixar avisos no fórum DA.C e no Comtato Radar, comecei a buscar em associações de Plastmodelistas.  Após incessante busca na internet por alguém que restaurasse os modelos, fui agraciado com a resposta de Augusto da APRJ (associação de plastimodelismo Rio de Janeiro) que me indicou um dos seus melhores membros, o Sr. Afonso Giordano,

Carioca boa gente, como todos, me atendeu super bem, cobrou barato e fez uma verdadeira obra de arte na restauração dos modelos. Vendo os modelos que ele monta, confiei em seu trabalho desde o início e fiquei extremamente satisfeito com os resultados, como podem ser comprovados nas fotos a seguir. Realmente, é um 'Michelangelo' na restauração. A família, indo de férias para o Rio de Janeiro, em janeiro, levou os modelos, de forma bem acondicionada. E em 11 de fevereiro - cerca de um mês depois e 4 meses após o desastre - eles retornam via correio.






Afonso: meu muito obrigado, que é pouco pelo que você merece!


Até publiquei o e-mail dele, pois iria ganhar vários trabalhos. Mas ele é aficcionado em modelos da 1a Guerra Mundial e precisava de tempo para montá-los (inclusive o pagamento foi feito atráves de um modelo para montar, comprado na Nova Zelândia) e pediu para não divulgá-lo.

Gostaria de agradecer também a Graham Bridges, da Inglaterra, um fanático por Connies, pelo envio de um trem de pouso frontal do Constellation (não foi necessário, mas obrigado) e a Inflight200, por ter enviado sem custos o trem de aterrisagem principal do 707. Obrigado. 

E fica a lição: muito cuidado ao manusear os modelos e evite manuseá-los.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário