sábado, 16 de junho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 767-300, da United Airlines

Desde que comecei a coleção, sempre pensei em retratar o 757 e o 767 com as cores das companhias - United e American Airlines - que, infelizmente, tiveram suas aeronaves sequestradas e destruídas no fatidico e triste episódio de 11 de setembro. O 767 da AA, da Gemini, acabou rapidamente, mas tinha o da United, não com a mesma pintura do envolvido no 11/09, mas uma aeronave belíssima.
Adquiri o modelo em 30/07/2010 da EZToys, por US$ 65,99 e por ser Gemini, mais uma vez achei o preço compensador. O problema foi, um mês depois, abrir a caixa do correio e ver uma notificação do Correio indicando que o mesmo estava retido até o pagamento do imposto de importação. Apesar de a EZToys não ter declarada nenhum valor, a Receita federal taxou um valor qualquer, não me recordo agora qual, e cobrou 60% de imposto. Tirei cópia de extrato de cartão e crédito, do site, e-mails e fui até o Correio (agência Centro, na Praça Mauá em Santos). Chegando, anexei as "provas" e preenchi um formulário. Alguns dias depois, retorno, e o pedido foi aceito, pagando no caixa dos Correios mesmo a importância de R$ 87,28, exatos 60% do valor produto+frete (no cartão estava a soma dos dois). Tempo total da compra até a retirada: 55 dias.
Mas valeu, pois o modelo é muito bonito e bem acabado como são os da Gemini. Acho que foi o peso e o tamanho da caixa que chamou a atenção da Receita Federal.
O modelo retrata o N648UA, adquirido em 1992 da Boeing e ainda (hoje) voando nas cores da United, inclusive, diversas vezes fotografado em Guarulhos, como é o caso da imagem mais abaixo.
O 767 foi um avião emblemático para a Boeing, pois foi seu segundo widebody, lançado para concorrer com o Airbus A300, que estava ganhando mercado do DC-10 e de narrowbodyes mais antigos. Foi - e ainda o é - um dos aviões que mais cruzam o oceano Atlântico, diariamente, pois com sua capacidade ETOPS (qual distância pode voar entre dois aeroportos, em emergência) foi maciçamente utilizado por companhias para a travessia transatlântica.



No Brasil foi utilizado pioneiramente pela Transbrasil, que inclusive o utilizava em um voo de Congonhas até Orlando (cheguei a voar em um desses aparelhos da Transbrasil, para Porto Alegre, em 1998). Hoje, jazem dois abandonados em Brasília, após a falência da Transbrasil. Também muito utilizado pela VARIG, que controlada pela Gol atualmente, ainda possui 2 modelos, e uns poucos pela TAM.
Se esse modelo for lançado nas cores da "nova" VARIG ou da Transbrasil, eu ainda compro.






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