segunda-feira, 11 de março de 2013

Modelos da coleção: Sud Aviation Caravelle VI, da Alitalia

Em janeiro de 2013, o namorado de minha filha, Rodolfo, iria viajar pela Europa, ficando alguns dias em Paris. Pesquisando pela Internet qual modelo ele poderia trazer para mim, deparei-me com a Socatec, que vende alguns modelos da Hogan com o nome dela. E lá encontrei um Caravelle VI nas cores antigas da Alitalia, modelo muito raro. E eles tinham um escritório em Paris. Escrevi um e-mail, perguntando se eles tinham o modelo em estoque. 
Nesse período, ví o mesmo modelo anunciado no Ebay por US$ 58,95 mais US$ 17,85 de frete, de um vendedor na Inglaterra., sendo estes valores menores dos que os 39,99 euros que pagaria na França. Comprei-o em 07/02/2013, pagando pelo PayPal. O modelo chegou em 19/02/2013, em apenas 12 dias, sendo um novo recorde (a data de envio foi em 09/02, dando um total de apenas 10 dias de translado).
O modelo da Hogan, bem raro, representa o Sud Aviation Caravelle versão VI, inicialmente construído como versão III em junho de 1960 e entregue no mesmo mês à Alitalia, onde recebeu o prefixo I-DAXI e o nome Antares. A primeira vista não parece muito detalhado, em seus trens de pouso e outros detalhes. Mas uma análise cuidadosa mostra alguns detalhes do modelo, como os prefixos XI pintados no cone. Acompanha o modelo um lindo suporte em acrílico transparente, bem robusto. A caixa estava um pouco desbotada por fora, indicando que o modelo ficou guardado durante alguns anos, mas por dentro estava perfeito.



Foi passado para o padrão VI em 1962 e ficou na Alitalia até 1975, sendo comprado pela SAETA, do Equador, onde recebeu o prefixo HC-BAE. Em 18 de janeiro de 1986, em um vôo charter alugado pela Guatemala Aerovias, chocou-se com um monte no norte da Guatemala, causando a morte de 93 pessoas.As causas do acidente não foram esclarecidas.



No Brasil os Caravelles operaram por muitos anos na Cruzeiro do Sul, na Panair e depois na VARIG (que os absorveu das Panair).



O e-mail da francesa Socatec foi respondido apenas no fim de fevereiro, indicando que eles não tinham uma loja em Paris, atendendo apenas pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário