sexta-feira, 21 de junho de 2013

Modelos da coleção: ATR-42, da DAT

De repente me dei conta de que há um grande número de modelos a serem adquiridos fabricados pela Herpa, que, por terem o preço um pouco mais alto que os demais fabricantes, para modelos pequenos, fui deixando por último. Agora, vou começar a adquirir os Herpas, aos poucos, no mínimo 1 por mês.
E o primeiro deste movimento é o de número 60 da coleção: o ATR-42 nas cores da DAT - Danish Air Transport. 
O modelo, feito pela Herpa, tem um colorido muito bonito. Há ATR-42s nas cores da Air France, Lufthansa, Pan Am, Olympic e DAT, sendo a DAT a mais difícil de encontrar (no Mercado Livre estava a quase R$ 400,). Encontrei um nas cores da DAT por um preço convidativo. Adquirido em 15/04/2013 pelo EBay, de um negociante da Alemanha, paguei um valor em dólar de aproximadamente 50,33 e cerca de US$ 11,00 para o envio, sendo pago via cartão VISA pelo PayPal. No dia seguinte o negociante já me enviou. Só que demorou para chegar (somente em 20/05/2013): vejam o percurso e datas feito, nas informações prestadas pelo site de rastreamento dos Correios.


O modelo chegou em perfeito estado, muito bem embalado. Não é tão detalhado: não acho que a Herpa capricha nos detalhes tanto quanto os outros fabricantes, apesar de um ATR-42 na escala 1:200 ser bem pequeno. 



O modelo representa o OY-JRY, um ATR-42-300. Fabricado em 1987, serviu antes à Air Tahiti, a Chalair Aviation e em dezembro de 2000 foi incorporado a dinamarquesa DAT, onde recebeu um chamativo esquema de pintura e lá voa até a presente data.


No Brasil o modelo ATR-42 foi utilizado pela Trip, pela Total e pela Pantanal, sendo gradativamente substituído pelo ATR-72, maior e mais moderno. O ATR-42 ainda é fabricado, em uma versão mais moderna, o ATR-42-600, utilizado aqui pela amazonense MAP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário