segunda-feira, 23 de julho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 777-300ER, da TAM

Continuando a coleção, uma aeronave que estava prevista para entrar era o 777 modelo 300, nas cores da Emirates, Singapore ou BA, dependendo da oferta que surgisse. Mas em abril veio a noticia de que a Hogan iria lançar o 777 300 nas cores da TAM, junto com o A330-200. Escolha lógica, portanto, visto que além de querer ter a maior quantidade de aeronaves nas cores de empresas nacionais, queria que a coleção tivesse o menor custo possível e os modelos da Hogan, em snap-fit são menores que os diecast. O 777-300 mais barato que eu tinha encontrado estava por volta de US$ 100, em diecast (JC Wings, Singapore). Dias após o anúncio vi no fórum Diecast Aircraft Forum (DA.C), um post de Dai Kong, de Kuala Lumpur, Malásia, um proprietário de uma loja, com as fotos do 777-300 e do A330-200 da TAM. O que estranhei foi o fato de não terem prefixo. Pensei que poderia ser uma pré-serie. O primeiro a surgir para venda foi na Diecast Airplane, que perguntei por e-mail para eles qual a previsão de chegada, o que responderam que seria muito rápida, cerca de 5 dias. Efetuei a compra em 12/06/2012 por US$ 37,75 (usei o cupom de 10% de desconto para clientes) e mais 19,42 de frete. O modelo chegou em 18/07/2012, quando cheguei de viagem e, susto: embalagem detonada. O porteiro, com cara de assustado, foi logo falando: "Chegou assim!". Realmente, o rombo lateral (por baixo) estava tampado (assim como toda a caixa) com uma fita dos Correios com os dizeres "REEMBALADO - RECONDICIONADO" e um papel explicando que a embalagem foi "recondicionada" devido a danos, em Curitiba (bate com a história dos Correios de Santos que dizia que várias encomendas estavam sendo desviadas para Curitiba, para aliviar o trabalho da Receita Federal). Conclui que o estrago pode ter sido feito nos porões de carga da aeronave (?!?) ou no embarque/desembarque da mesma, porque a Receita Federal, quando abre, coloca sua fita própria e abre com cuidado. E a Diecast novamente não caprichou: só um pouco de papel de embrulho dentro da caixa, como proteção. A Sky's the limit, comentada no post anterior, abarrotou a caixa de "peanuts" de isopor.


Aberta a caixa, a embalagem do modelo estava amassada e rasgada em um das pontas, mas dentro o modelo não apresentava danos: apenas os motores descolados das asas, o que foi resolvido com um pingo de silicone. 
Realmente, o modelo não apresenta prefixos, é mal pintado (falhas na porta e parte traseira da fuselagem), a fuselagem levemente riscada, como  o A340-300 da AeroLePlane e uma grande falta de detalhes (aberturas na fuselagem, pitots, faróis, antenas, etc). Não parece ser um modelo da Hogan! Mas por enquanto é o único TAM disponível. Tem da Skymarks, mas acho que estes são mais pobres em detalhe ainda. Montagem efetuada, sem problemas, com encaixes precisos.
Pesquisando na Internet surgiu a idéia de imprimir uma folha de decalque tipo "water slice", com prefixos e mais alguns detalhes (como o logo da Star Aliance e detalhes dos motores, por exemplo. Assim que fizer este experimento, posto aqui.


No Brasil, o 777 modelo 300 só é utilizado pela própria TAM.

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