domingo, 22 de julho de 2012

Modelos da coleção: Bristol Britannia, da BUA

Antes de começar a colecionar miniaturas de aeronaves, mesmo sendo um aficcionado em aviação, nunca tinha ouvido falar do Bristol Britannia, um turbohélice britânico de médio alcance fabricado pela Bristol na década de 1950. A primeira opção que vi foi de um modelo todo em amarelo ouro, nas cores da inglesa Monarch, fabricado pela First Choice, caro e difícil de encontrar. Meses depois,  a Aviation200 lançou este modelo nas cores da Cubana de Aviación, El Al e BUA - British United Airways. Preferi nas cores da BUA, que era a oferta que encontrei na Waffle Collectibles por US$ 32,00 e adquiri-o-o em 24/04/2012, chegando 27 dias depois.



O detalhe deste modelo é a pintura nos profundores de uma faixa, possivelmente, de óleo queimado/fuligem expelida pelos motores internos. E o tamanho deste turbohélice, bem maior que um Viscount e um Electra II.
O G-ANCD foi construído em 1958 e entregue direto a BUA (que em 1970 foi comprada pela British Caleonian). Passou pela El Al, foi transformado em cargueiro para outras empresas e voou até 1982, sendo então desmontado.
Não foi utilizado por nenhuma companhia brasileira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário