domingo, 22 de julho de 2012

Modelos da coleção: Fokker F-100, da Avianca

Esse foi uma novela: quando apareceu o Fokker F-100 da JC Wings nas lojas, acabou rapidamente. Depois, de F-100, só sobrou de uma empresa aérea chinesa. No meio do 1.o semestre de 2012 apareceram, também da JC Wings, nas cores da KLM e de uma subsidiária. Mas eu queria o da Avianca (Avianca Colômbia). Ano passado encontrei no Mercado Livre, em São Paulo, mas o preço não era convidativo: R$ 120,00 mais despesas de correio e com o dólar mais baixo (o modelo custava por volta de U$ 50,00)  tentei um desconto com o vendedor que não deu. Este ano, apareceu de novo. Fui aguardando virar o mês, link do produto guardado nos favoritos do browser, vendo todo dia, esperando vir dinheiro e eis que ganho de presente um litro de uísque Chivas Regall, 12 anos e eu não bebo uísque. Pensei em vender, pois estava por R$ 100, a garrafa e comprar o modelo: com  o vendedor, diferente do ano passado eu acho, não tinha troca. Bem, acabei "vendendo" para minha esposa, que deu de presente à seu diretor. Quando fui comprar no Mercado Livre, venda encerrada. Frustração total: como me comunicar com o vendedor, para saber se já tinha vendido ou o prazo da venda tinha se esgotado? Entrei em outro produto dele e mandei uma mensagem. E poucas horas depois a oferta ressurge, com o mesmo preço: R$ 120, mais despesas de correio de R$ 12,00. Agora, compensava: dólar a R$ 2,06, sairia por menos de US$ 60, praticamente sem frete. Fechei a compra em 27/05/2012, transferindo o valor no mesmo instante. 3 dias depois o modelo chega em casa, transformando-se no 47.o modelo da coleção. Maior que o F-70, o F-100 (na verdade F-28-MK 100), vem nas cores da Avianca da Colômbia, muito semelhantes à Avianca Brasil. O modelo segue o mesmo padrão de qualidade da JC Wings, ou seja, muito bom e se destaca na coleção em virtude da parte superior da fuselagem ser toda em um vermelho bem vivo.


E no meio do mês de julho, a Waffle Collectibles fecha um acordo com a JC Wings e o modelo reaparece, por US$ 30, mais US$ 20, de frete: quase o  mesmo valor, ao fim das contas.
O modelo representa a aeronave de prefixo HK-4437, construída pela Fokker em 1993, adquirida pela American Airlines e vendida a Avianca em 2006, onde ficou até 2011, sendo enviada á Holanda para reconfiguração e manutenção e vendida à australiana Network Aviation, subsidiária da Qantas, realizando um vôo de translado da Holanda à Austrália de 21 a 23 de abril de 2012, onde voa agora com o prefixo VH-NHN.



No Brasil o Fokker F-100 foi muito utilizado pela TAM, junto com o F-70, sendo que, depois de um grave acidente em Congonhas com o PT-MRK vôo TAM 402, em 1996, e  em outros incidentes na TAM, o mesmo foi aposentado, sendo ainda utilizado pela Avianca Brasil, que também já programa a sua retirada.


Conforme ilustrado na imagem abaixo, ainda falta o lançamento do Fokker F-28 original, menor que o F-70, que é menor que o Fokker F-100.

5 comentários:

  1. Olá, primeiramente parabéns pelo blog. As suas miniaturas são muito bonitas. As matérias acabam fazendo um resgate da história da aviação, sensacional.

    Sou apaixonado pelo F100, mas não encontrei nenhum do meu interesse no ML, apenas modelos 1500 de CIA da Europa. Gostaria de saber se você vende esse modelo seu? Pago R$ 200,00. Desde já fico grato. Cordialmente, Matheus

    ResponderExcluir
  2. Olá Agencion. VocÊ encontra vários F100 para vender, da JC Wings e da Gemini 200. Atualmente não esotu vendendo nenhum modelo meu. Neste eu paguei R$ 120, mas como relatei, houveu uma oferta que caiu para R$ 60... Volta e meia ele aparece (assim como outros F100) em oferta na Waffles Colectibles (www.airparadigm.com) ou no EBay. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Quer vender este da Avianca por quanto!? Rss, ta dificil achar esse modelo ai que vc comprou viu!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo!! Estou acompanhando seu blog e adorando !! Sou piloto e tenho por volta de 200 diecasts ainda em caixa pois estou precisando de espaço pra instala-los. Agora, com uma nova casa quero coloca-los em uma estante fechada com vidro. Como é a sua ? Tem iluminação? Qual escala dos modelos?

    E estou transformando minha colecao (maior parte 1/400 para 1/200) e na procura desesperada por algum Fokker100 em pintura brasileira. Alguma dica?

    Um abraçao!

    Rafael

    ResponderExcluir
  5. vc tem o fokker 100 da avianca ainda

    ResponderExcluir