sábado, 16 de outubro de 2010

Fabricantes

Olá caros leitores do blog.

Neste post vou falar um pouco sobre os fabricantes dos modelos. Comentarei apenas os fabricantes que conheço, os quais já adquiri algum modelo deles.

 JC Wings, fabricante chinês, tem modelos dos mais variados: desde o Douglas DC-3 até o Boeing 777. Das companhias brasileiras de linhas aéreas tem o YS-11 da VASP e o DC-3 da Varig. São modelos com excelente acabamento e bom preço, quando comparados à outras marcas. A embalagem não é bonita nem muito resistente: já recebi um modelo com o trem de pouso dianteiro quebrado. Realmente, os pontos fortes desse fabricante são os preços mais acessíveis, a alta qualidade dos modelos e a diversidade de modelos e linhas aéreas. Eles não tem site. Recomendo.

 Model Power é um fabricante com uma linha muito pequena de aviões em escala 1/200 (creio que 6) e creio que não são encontrados com facilidade. Eles tem uma embalagem muito simples, daquelas de se expor encaixadas em um eixo. Os modelos não são muito detalhados. O único modelo que tenho deles tem o trem de pouso principal muito mal detalhado. Porém, na época, era o único fornecedor para tal modelo (Vickers Viscount). Não recomendo, até porque o modelo que citei já é produzido por outros fabricantes. Site: www.modelpower.com/

Um excelente fabricante: ótima qualidade dos modelos, várias linhas aéreas, boa embalagem. Os preços desse fabricante constumam ser bem salgados, mas tem modelos que só a Inflight200 produz. Eles produzem modelos da Boeing (707, 727, 737, 747, 787), da Embraer (ERJ-145), da BAe (BAC 1-11), da McDonnell Douglas (DC-8, DC-9 e DC-10),  da Tupolev (TU-154) e da Lockheed (L-1011). Há poucos meses atrás anunciou o modelo Boeing 747-SP, da Qantas. Seria o único a lançar o modelo. Era prometido para setembro mas até agora não foi lançado. Lí em um site (não guardei qual) que houve problema na fabricação dos pilones que sustentam os motores Rolls-Royce, usados pela Qantas naquele modelo. O fabricante estaria mudando para um modelo da Brannif (todo laranja), pois já foi fabricado na versão 747-200 (os motores são Pratt & Withney). Apesar do preço, vale a pena, caso não encontre similar de outro fabricante (quase impossível, se for da mesma companhia aérea).Há muito tempo atrás lançaram um 707 da VARIG, tanto na versão passageiro quanto na versão cargueiro. Site do fabricante: www.inflight200-models.com


Modelos de excelente qualidade, comparados ou até melhor que os da Inflight200. Tem uma enorme variedade de modelos, de várias companhias aéreas e os preços são acessíveis. A gama de modelos é muito completa e agora estão lançando modelos de grande porte (L-1011, Boeing 767, 757 e 777). A embalagem é tão bonita quanto os modelos e acomoda o mesmo em um quadrado de espuma recortado no formato do avião. Acompanha tripé de aço inox. Os modelos são muito bem detalhados. Costumam se esgotar rapidamente, principalmente quando não são modelos muito comuns. De companhias brasileiras eles lançaram o Boeing 737-700 da Gol (lindo modelo). Altamente recomendado. Site: www.geminijets.com

Não gostei deste fabricante. Apesar de eu ter somente um modelo, talvez tenha que adquirir outros dele, se nenhum outro fabricante lançar um similar. Achei o modelo mal acabado: poderia ser melhor. Preço normal. Embalagem bem simples.


Hogan Wings se caracteriza por ter a maioria (uns 90%) dos modelos em plástico, no formato "snap-fit": vem desmontado, em uma boa embalagem. Tem uma montagem bem simples, sem necessitar de cola nem de pintura. A impressão dos detalhes é perfeita, não ficando nada a dever aos modelos em metal. A única coisa que deixa a desejar é quando a pintura é metalica: fica meio com "cara de brinquedo". Mas há modelos que só eles tem, como por exemplo o Airbus A330 e o MD-11. O preço deles é muito bom, bem mais barato do que os de metal. Eles também tem alguns modelos em metal (Die Cast). Alguns modelos mais antigos tem os pneus das rodas dos trens de pouso em plástico, sendo bem feias, mas nos últimos modelos lançados os pneus já  são de borracha e bem realistas. Recomendo bastante não só pelo baixo preço mas pela qualidade e beleza dos modelos, principalmente para aeronaves grandes (747, MD-11, 777): o frete sai bem mais barato (cerca de US$ 30,00 de diferença!).

Valem os mesmos comentários feito para o fabricante Aviation200. Mas pude constatar em algumas imagens postadas em fornecedores que os últimos modelos tem uma qualdiade melhor. Em breve irei adquirir um modelo deles e aí postarei as novas impressões (ou as mesmas) que tenho desse fabricante.


Nos mesmos moldes da Hogan Wings, esse fabricante tem um catálogo muito pequeno de modelos e linhas aéreas. Os modelos tem um preço bem acessível, e uma boa embalagem. Porém, constatei em um site que o modelo que adquiri deles, um Airbus A340-300 tem uma falha no desenho: nariz muito grande e janelas da cabine de comando um pouco acima de onde deveriam estar. Isso me desencorajou a adquirir mais modelos deste fabricante. Mas o acabamento é bom, porém dou preferência à Hogan quando se trata de modelos em plástico. Site: www.aeroleplane.com

Outro fabricante que achei a qualidade dos modelos um pouco a desejar: poderiam ser melhor acabados. Tenho dois modelos desse fabricante e, por concidência, modelos russos: Tupolev TU-34 e Tu-154. Ambos vieram com peças soltas, o que não aconteceu com outros fabricantes. Este é um dos que não pretendo mais adquirir modelos até porque não tem nenhum modelo que eles pretendam lançar que não tenha similar em outro fabricante. Site: www.phoenix-model.net

 Fabricante novo na área de aviões civis, só lançou até o momento aeronaves à hélice.  Os modelos tem preço baixo, uma ótima embalagem (contém até a história da aeronave) e excelente qualidade. Vale destacar que os modelos podem ter o trem de pouso arriado ou completamente fechado (vem com um pedestal em plástico). Recomendo fortemente este fabricante principalmente pelo fato de que alguns modelos só eles lançaram até o momento (como o caso do Boeing 377 Stratocruiser). De companhias brasileiras eles tem um Lockheed Electra da VARIG. Site: www.hobbymaster.com.hk

Existem outros fabricantes, tais como a alemã Herpa, Risesson,  AK200, BlueBox, Dragon Models, StarJets, Sky Marks,  1st Choice, Western Models e mais algum que possa estar me esquecendo. Porém, como ainda não adquiri nenhum modelo destes, não posso tecer nenhum comentário.

Até o próximo post.

Modelos da coleção: Vickers VC-10 da British Caledonian

Este foi o segundo modelo adquirido, 01/07/2009, da Airline Museum, pelo valor de US$ 57,00 mais US$ 22,99 de frete+embalagem. Foi fabricado pela JC Wings, também de excelente qualidade.
Este modelo foi inspecionado e retido pela Receita Federal, que constatou, na etiqueta de postagem, o valor superior à US$ 50,00, sendo sujeita a cobrança de imposto de importação de 60% do valor FOB (produto+transporte), resultando em um imposto de R$ 68,08.


Este modelo representa o belíssimo quadrireator inglês Vickers VC-10, da British Caledonian (BCal), empresa britânica. Tanto a empresa como o VC-10 realizaram vôos entre o Brasil e Inglaterra. A aeronave real serviu na empresa de 1969 a 1972, quando em 28/01/1972, após acidentar-se em um "pouso duro" no aeroporto de Gatwick, foi dada como não recuperável, sendo desmontada em 1975.

Modelos da coleção: YS-11 da VASP

Iniciando a série de posts sobre os modelos que compoem minha coleção, começo com o NAMCS YS-11, da VASP (Viação Aérea São Paulo).


Este foi o primeiro modelo adquirido, em 30/05/2009, da Airline Museum, pela internet. Ele foi produzido pela JC Wings e é perfeito em seus detalhes, de excelente qualidade. O preço de aquisição desse modelo foi de US$ 40,00 mais US$ 17,65 de frete+embalagem. Demorou 23 dias para chegar, pelos correios.

Este modelo representa o PP-SMI, aeronave pertencente à VASP. Esta aeronave se chocou contra uma serra em Petrópolis em 12/04/1972, falecendo toda a tripulação (4) e passageiros (21). Na VASP ela ficou conhecida como Samurai, dada sua origem japonesa (até hoje foi a única aeronave de passageiros construida no Japão). A VASP operava esta aeronave na ponte aérea Rio-São Paulo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fotos da coleção

Apesar do tempo (chovendo, escuro) não ajudar, a pressa insistiu em que eu publicasse as primeiras fotos da coleção:




Os modelos estão em uma estante na sala, que tive de adaptar, retirando uma prateleira de madeira e colocando duas de vidro. Porém, logo de saída o incremento de espaço já se mostrou insuficiente: há um modelo que teve de ficar em seu pedestal. Com a chegada próxima de mais três modelos, terei que construir uma estante própria para apresentação dos modelos, com bastante espaço para o crescimento da coleção.

A seguir, imagens com mais alguns detalhes. Colocarei em breve imagem de cada um dos modelos, bem como os dados de cada um.
Até mais!



Minha coleção (posição em 15/10/2010)

          Avião                                 Fabricante             Compania               Data da compra
  1. NAMCS YS-11                JC Wings              VASP                     30/05/2009
  2. Vickers VC-10                  JC Wings              British Caledonian    01/07/2009
  3. Vickers Viscount               Model Power         British Midland        07/07/2009
  4. Boeing 707                        InFlight 200           Varig                       03/07/2009
  5. Fokker F-70                     GeminiJets              KLM                      01/08/2009
  6. ERJ-145                            Aviation 200         Grand China Exp.    06/08/2009
  7. Boeing 747-200                 Hogan Wings        Swissair                  Ganho
  8. Tupolev TU-154                JC Wings              Aeroflot                  31/08/2009
  9. Lockheed L-188 Electra    Hobby Master      Qantas                    09/10/2009
  10. Douglas DC-8 62               InFlight 200         SAS                        16/10/2009
  11. Dash-8 Q400                     Jet-X                   South African Exp.   04/11/2009
  12. Boeing 737-700                 GeminiJets           Gol                          11/12/2009
  13. Airbus A-320                     JC Wings            Air France                06/01/2010
  14. Airbus A-340                    Aero Le Plane      Air Canada              13/01/2010
  15. Mcdonell Douglas MD-11 Hogan Wings        Delta                       05/02/2010
  16. Douglas DC-3                    JC Wings            Varig                        11/03/2010
  17. Boeing 377 Strato.             Hobby Master     Pan Am                    29/04/2010
  18. BAe 146-300                     JC Wings           Sabena                      27/05/2010
  19. Tupolev TU-134a               Phoenix              Aeroflot                     28/05/2010
  20. Lockheed L-1011-500       JC Wings           TAP Air Portugal       30/06/2010
  21. Hawker Sideley HS-748    GeminiJets          Bahamasair                05/07/2010
  22. Boeing 767-300                 GeminiJets          United                       30/07/2010
  23. Douglas DC-4                    Hobby Master    Capital                      05/08/2010
  24. Douglas DC-6B                  Hobby Master   Pan Am                     30/08/2010
  25. Airbus A-330-200              Hogan Wings    Air France                  01/09/2010
  26. Douglas DC-9-10              GeminiJets         Aeronaves de Mexico 13/09/2010
  27. Airbus A300 B4                 JC Wings           Korean Air                 27/09/2010
  28. Fokker F-50                      Herpa                Aer Lingus                  27/09/2010

Novos modelos chegando

Hoje pela manhã, recebi e-mail indicando o envio de dois modelos que já havia comprado na categoria de "Pre order". "Pre order" é a venda de modelos que ainda não chegaram aos fornecedores, mas que há um compromisso de entrega por parte dos fabricantes para uam determinada data. Quando se efetua compra com cartão de crédito, o débito só é lançado quando o modelo é enviado ao cliente.

Os modelos que estão vindo são:
- Hobby Master Douglas DC-6 Pan Am;
- Herpa Fokker F-50 Aer Lingus Commuter.

O modelo do Fokker efetuei a compra em final de setembro de 2010. O Douglas DC-6 em meados de setembro. A promessa para o Fokker era para otubro mesmo e a do Douglas para setembro (atrasou um pouco). Normalmente os lançamentos que são muito novidades (ainda não lançados por nenhuma empresa) esgotam-se ainda na "Pre Order".

Creio que de 15 a 21 dias (média), tais modelos estejam "aterrisando por aqui..."

Imagens dos modelos:










Abraços,
Alberto

Decolando...

Olá caros visitantes.

Inicio hoje, em 15 de outubro de 2010 - dia do professor - este blog sobre aviões em miniatura: réplicas de aviões reais, feitas em plástico ou metal (diecast), na escala de 1/200 (a minha escolha). 
Neste blog postarei noticias sobre lançamentos de novos modelos, informações sobre fornecedores e fabricantes bem como a minha coleção e experiência de colecionador.

Sou professor de computação, 43 anos, morador de Santos (SP), fã e estudioso sobre aviação desde a infância. Inicie minha coleção por impulso, adquirindo um modelo da JC Wings, um YS-11 Samurai, nas cores da VASP, em maio de 2009. Hoje, conto com 28 modelos na coleção (3 "à caminho").

Pretendo ter uma coleção de todos os modelos (1 de cada) de aviões civis produzidos desde o fim da 2a Grande Guerra. Pelo que pude levantar são cerca de 90 modelos, contando em alguns casos com variantes de um mesmo modelo que apresentam diferenças significativas entre eles. Destes 90, somente 60 são atualmente produzidos na escala 1/200 (cada 1 centimetro no modelo equivale a 200 centimetros na aeronave real).

Oportunamente publicarei uma listagem com preços e demais dados da minha coleção, bem como dos modelos a serem adquiridos e dos que ainda não são fabricados.

Sejam bem vindos!

Alberto Ferreira