quarta-feira, 26 de junho de 2013

Modelos da coleção: Sukkoi Superjet 100, da Armavia

Prosseguindo em adquirir os modelos para a coleção, e dando uma acelerada na aquisição dos modelos produzidos pela Herpa, o 65º a fazer parte do acervo foi um Sukkoi Superjet 100, nas cores da armênia Armavia. O modelo foi adquirido via EBay em 28/05/2013, de um negociante da Alemanha. Foi o menor preço encontrado na Internet. Paguei US$ 54,00 pelo modelo mais US$ 12,21 de frete+embalagem. As encomendas enviadas da Alemanha vem sempre com código de rastreamento, que fui seguindo pelo site dos Correios (brasileiro). Este sistema, porém, não é confiável, pois só é atualizado de tempos em tempos e em etapas muito longas, não dando a visão de todo o processo de envio. O modelo chegou de surpresa no dia 20/06/2013, na parte da manhã, sendo a 1ª vez que um modelo é entregue pela manhã. A caixa, externa, chegou bem danificada, sendo reembalada com plástico transparente pelo Correio. Fiquei meio preocupado, mas por dentro a caixa do modelo estava bem protegida com muito jornal (alemão) e intacta. Por dentro o modelo se encontrava intacto. O modelo é todo em plástico, vindo já montado. Achei-o muito caro pelo pequeno tamanho, falta de detalhismo e por ser de plástico. Ele é menor que um 737-300.



O EK-95015 foi o primeiro Superjet (designação oficial: SSJ-100-95LR Superjet) a ser entregue a um operador, e apresentou uma série de problemas, fazendo com que os demais Superjets, entregues a Aeroflot, fossem devolvidos ao fabricante e trocados por uma versão mais atual. O Superjet tem participação italiana (capital), da Boeing (consultoria) e francesa (motores). Este primeiro Superjet foi entregue para a armênia Armavia, que em 2007 adquiriu 4 exemplares. O EK-95015 foi entregue em 19/04/2011, recebendo o nome de batismo do cosmonauta Yuri Gagarin. Voou pela companhia até 16/12/2012, sendo devolvido ao fabricante: a Armavia encerrou suas atividades, por problemas financeiros, em março de 2013. Em 09/05/2012 um modelo de demonstração se acidentou na Indonésia, matando 45 pessoas.




segunda-feira, 24 de junho de 2013

Modelos da coleção: Boeing 757-300 da Northwest

O modelo de número 64 da coleção é um Boeing 757-300, nas cores da americana Northwest, fabricado pela Hogan. For adquirido via EBay de um negociante de Hong Kong, em 28/05/2013. Apesar de manter uma meta de 2 modelos por mês, resolvi avançar um pouco e neste mês de maio de 2013 adquirir 3 modelos, em virtude deste sair por apenas US$ 19,53 e 8,33 de frete+embalagem. O modelo chegou em 11/06/2013, juntamente com o Dornier DO328, sendo a primeira vez que duas compras separadas chegaram no mesmo dia. O modelo é snap-fit e não é tão detalhado como a maioria dos modelos Hogan, lembrando o 767-400 da Continental, também da Hogan. Os pneus não são de borracha e sim de plástico, o que a Hogan chama de Inprint. O modelo vem desmontado, em uma embalagem bem pequena, neste caso, bem comprida e estreita. A montagem não mostrou nenhum problema, exceto que um dos trens de pouso traseiro necessitou de um pingo de cola para se fixar no lugar. É um modelo muito diferente: estreito e comprido é quase do tamanho do 787: 54,47 metros contra 56,7 do 787 nas aeronaves reais.


O N581NW, aeronave retratada pelo modelo, é um 757 modelo 300, mais longo que o 200 (que tenho nas cores da American Airlines), sendo o narrow-body mais longo até hoje fabricado. Produziu-se apenas 55 unidades deste modelo. Foi entregue a Northwest  Airlines em agosto de 2002 pela Boeing, sendo repassado para a Delta Airlines em agosto de 2009, onde voa até hoje com o mesmo prefixo.  No Brasil a VARIG operou um 757, mas no modelo 200.



A diferença entre o 757-200 e o 300: