O 70º modelo da coleção foi o DC-8 modelo 52. A decisão de comprar este modelo deu-se quando vi o grande número de modelos da Herpa que eu ainda teria que adquirir para terminar a coleção. Então, resolvi encomendar a cada mês, um modelo da Herpa de um total de 2 por mês. Com o receio de ver este modelo - que me pareceu mais antigo - sumir do mercado, resolvi adquiri-lo nas compras de agosto. O modelo DC-8-50 é feito somente pela Herpa, nas cores da Lufthansa, Iberia e United, todas antigas. Para mim, qualquer uma destas pinturas me agradava. Procurando no Ebay, não encontrei nenhuma oferta, tendo que me conformar em adquirir dos fornecedores tradicionais. Optei pela Waffle Collectibles, onde o modelo saiu por US$ 62,95 (um valor até barato em se tratando de modelos Herpa) e US$ 26,00 de frete, em 30/07/2013. Demorou-se umas duas semanas para não receber o e-mail de que a encomenda foi enviada - praxe da Waffle. Ao enviar e-mail perguntando o por que da demora, recebi como resposta que ele já tinha sido enviado, que eu olhasse em minhas encomendas, no site. E vi que já tinha sido enviado, chegando em 09/10/2013. Este veio acompanhado de mais um aviso do Correios de que tinha passado pela inspeção da Receita Federal. Porém, para minha surpresa, o valor cobrado foi de R$ 31,15, que paguei sem qualquer tipo de questionamento ou insatisfação: ter um modelo raro destes na mão valeria até um investimento maior.
O modelo chegou bem embalado e na caixa da Herpa também muito bem acondicionado. Diferentemente dos outros Herpas menores, este veio muito bem detalhado na pintura e em acabamento - de primeira.
O modelo representa o EC-ARB, que na Iberia recebeu o nome de "El Greco", um pintor espanhol. Esta aeronave foi entregue pela Douglas em maio de 1961 diretamente à Iberia. Em 1972 ela foi alugada à Aviaco, em 1978 retornou a Douglas, já com o nome de McDonnell Douglas, passando pela Nordair, Lybian, Saudi, Kalita. Terminou sua vida em 1992, sendo desmontado nos EUA.
No Brasil o DC-8 (modelo 30, de mesmas dimensões externas) foi utilizado pela Panair na década de 1960 e com o fechamento desta pelo governo, dois foram repassados à VARIG.