quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Modelos da coleção: Douglas DC-8-52 da Iberia

O 70º modelo da coleção foi o DC-8 modelo 52. A decisão de comprar este modelo deu-se quando vi o grande número de modelos da Herpa que eu ainda teria que adquirir para terminar a coleção. Então, resolvi encomendar a cada mês, um modelo da Herpa de um total de 2 por mês. Com o receio de ver este modelo - que me pareceu mais antigo - sumir do mercado, resolvi adquiri-lo nas compras de agosto. O modelo DC-8-50 é feito somente pela Herpa, nas cores da Lufthansa, Iberia e United, todas antigas. Para mim, qualquer uma destas pinturas me agradava. Procurando no Ebay, não encontrei nenhuma oferta, tendo que me conformar em adquirir dos fornecedores tradicionais. Optei pela Waffle Collectibles, onde o modelo saiu  por US$ 62,95 (um valor até barato em se tratando de modelos Herpa) e US$ 26,00 de frete, em 30/07/2013. Demorou-se umas duas semanas para não receber o e-mail de que a encomenda foi enviada - praxe da Waffle. Ao enviar e-mail perguntando o por que da demora, recebi como resposta que ele já tinha sido enviado, que eu olhasse em minhas encomendas, no site. E vi que já tinha sido enviado, chegando em 09/10/2013. Este veio acompanhado de mais um aviso do Correios de que tinha passado pela inspeção da Receita Federal. Porém, para minha surpresa, o valor cobrado foi de R$ 31,15, que paguei sem qualquer tipo de questionamento ou insatisfação: ter um modelo raro destes na mão valeria até um investimento maior.
O modelo chegou bem embalado e na caixa da Herpa também muito bem acondicionado. Diferentemente dos outros Herpas menores, este veio muito bem detalhado na pintura e em acabamento - de primeira.



O modelo representa o EC-ARB, que na Iberia recebeu o nome de "El Greco", um pintor espanhol. Esta aeronave foi entregue pela Douglas em maio de 1961 diretamente à Iberia. Em 1972 ela foi alugada à Aviaco, em 1978 retornou a Douglas, já com o nome de McDonnell Douglas, passando pela Nordair, Lybian, Saudi, Kalita. Terminou sua vida em 1992, sendo desmontado nos EUA.



No Brasil o DC-8 (modelo 30, de mesmas dimensões externas) foi utilizado pela Panair na década de 1960 e com o fechamento desta pelo governo, dois foram repassados à VARIG.










quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Modelos da coleção: Bombardier CRJ-700, da Alaska Airlines

O 69º modelo da coleção é um Bombardier CRJ-700, nas cores da norteamericana Alaska Airlines. O modelo da Gemini 200 foi lançado ano passado e deu uma sumida dos revendedores: seu irmão maior, o CRJ-900 não se encontra nem no Ebay. Após procurar pelo modelo, encontrei-o a um preço razoável no Ebay, com o vendedor Moviemars, onde o adquiri em 28/07/2013 por US$ 51,19 mais US$ 10,00 de frete e embalagem. Mas tive alguns problemas nessa encomenda. Primeiro, houve uma grande demora, não tinha código de rastreamento. Passado o tempo de 30 dias, fui procurar no Ebay como resolver o problema e o tempo padrão deles já tinha se esgotado. Fui então para um central de solução, escrevi todo o ocorrido por e-mail. Rapidamente recebi uma resposta da Moviemars que informava que tiveram problemas em algumas entregas para o Brasil, que eu esperasse mais uns 10 dias. Como o Correio estava em greve (já tinha saído), resolvi dar mais alguns dias. Informei isto a eles. Cerca de duas semanas depois, recebi um aviso do Correio para ir retirar a mercadoria na agência Centro. Me dirigi a mesma em 23/09/2013 e descobri, após muitos minutos na fila, que eu tinha que pagar um imposto de importação de R$ 110,16. Eu poderia recorrer deste valor, mas preferi não arriscar. Ao sair da agência, descobri  o por que da cobrança: a embalagem estava muito ostentosa, com o nome da Moviemars como empresa, muito bem embalado e, a Receita Federal confundiu-se e cobrou o valor como se fosse 51,19 libras esterlinas (?!?). Para não dar mais nenhum problema resolvi deixar quieto mesmo e sai com a encomenda debaixo do braço.



Como todo modelo da Gemini, veio em sua impecável embalagem. O modelo é muito detalhado, pequeno (porém, bem maior que o ERJ-145) e bonito, nas cores da Alaska, representando o N216AG, aeronave fabricada em 2001, entregue à norteamericana Skywest, repassado a Alaska Airlines, onde permanece ate hoje.



Não há empresas no Brasil que utilizem o CRJ-700. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Modelos da coleção: Douglas DC-9-30, da Garuda

Aproveitando a queima de estoque da Waffle, adquiri junto ao 737-200 (comentado no post anterior) este DC-9-30, na mesma data, completando a primeira compra de 2 modelos juntos. Já estava com a intenção de adquirir este modelo, mas na Waffle o preço de US$ 27,90 mais o frete de US$ 24,68 foram decisivos para a compra. Escolhi então para ser o 68º modelo da coleção nas cores da Garuda, uma companhia aérea da Indonésia. Data de compra e entrega idênticas as do 727-200.
O modelo da JC Wings, bem detalhado, representa o PK-GNO, um DC-9 modelo 30 fabricado em agosto de 1976 e entregue à Garuda, da Indonésia, recebendo o nome Jamboaye.


Esta aeronave ficou na Garuda até 1994, sendo repassada à também indonésia Merpati, e depois a norte-americana Midwest, terminando em 2011 na Mistral Aviation (República do Congo), onde - possivelmente - voa até hoje (carece de maiores informações).