segunda-feira, 11 de março de 2013

Modelos da coleção: Sud Aviation Caravelle VI, da Alitalia

Em janeiro de 2013, o namorado de minha filha, Rodolfo, iria viajar pela Europa, ficando alguns dias em Paris. Pesquisando pela Internet qual modelo ele poderia trazer para mim, deparei-me com a Socatec, que vende alguns modelos da Hogan com o nome dela. E lá encontrei um Caravelle VI nas cores antigas da Alitalia, modelo muito raro. E eles tinham um escritório em Paris. Escrevi um e-mail, perguntando se eles tinham o modelo em estoque. 
Nesse período, ví o mesmo modelo anunciado no Ebay por US$ 58,95 mais US$ 17,85 de frete, de um vendedor na Inglaterra., sendo estes valores menores dos que os 39,99 euros que pagaria na França. Comprei-o em 07/02/2013, pagando pelo PayPal. O modelo chegou em 19/02/2013, em apenas 12 dias, sendo um novo recorde (a data de envio foi em 09/02, dando um total de apenas 10 dias de translado).
O modelo da Hogan, bem raro, representa o Sud Aviation Caravelle versão VI, inicialmente construído como versão III em junho de 1960 e entregue no mesmo mês à Alitalia, onde recebeu o prefixo I-DAXI e o nome Antares. A primeira vista não parece muito detalhado, em seus trens de pouso e outros detalhes. Mas uma análise cuidadosa mostra alguns detalhes do modelo, como os prefixos XI pintados no cone. Acompanha o modelo um lindo suporte em acrílico transparente, bem robusto. A caixa estava um pouco desbotada por fora, indicando que o modelo ficou guardado durante alguns anos, mas por dentro estava perfeito.



Foi passado para o padrão VI em 1962 e ficou na Alitalia até 1975, sendo comprado pela SAETA, do Equador, onde recebeu o prefixo HC-BAE. Em 18 de janeiro de 1986, em um vôo charter alugado pela Guatemala Aerovias, chocou-se com um monte no norte da Guatemala, causando a morte de 93 pessoas.As causas do acidente não foram esclarecidas.



No Brasil os Caravelles operaram por muitos anos na Cruzeiro do Sul, na Panair e depois na VARIG (que os absorveu das Panair).



O e-mail da francesa Socatec foi respondido apenas no fim de fevereiro, indicando que eles não tinham uma loja em Paris, atendendo apenas pelo site.

Modelos da coleção: Boeing 767-400, da Continental Airlines

Esta foi a primeira aquisição de 2013. Com as contas de início de ano para serem pagas, tive que optar por um único modelo e o mais barato possível. A escolha recaiu em um Boeing 767 modelo 400, em snap fit, da  Hogan, nas cores da Continental, antes da fusão com a United. É o único exemplar do 767-400 fabricado na escala 1:200.
O modelo, já rareando, foi encontrado na Diecast Airplane por US$ 29,65, já com os 10% de desconto do mês de janeiro, mais 13,26 de frete - barato por ser leve e embalagem menor. Foi adquirido em 05/01/2013 e chegou em 29/01/2013, em perfeitas condições. Optei por pagar pelo PayPal para fugir de taxas de operações estrangeiras (IOF) mas mesmo assim foi cobrada.


O modelo é pouco detalhado, vem com pneus em plástico, não em borracha. Mas é o único representante dos 767-400 disponível. A Hogan vende um kit para substituição dos trens de pouso por rodas de borracha. Vou adquiri-los futuramente.
O modelo representa a aeronava N66057, operada pela Continental, hoje United. Entregue em janeiro de 2002, hoje voa com as cores da fusão com a United. Afora a United somente a Delta Airlines opera o modelo 400.


Fica, agora, completa, a família do 767: 200 da Transbrasil, 300 da United e 400 da Continental. A figura abaixo mostra as diferenças das dimensões entre os 3 modelos.




domingo, 10 de março de 2013

Modelos da coleção: Boeing 767-200, da Transbrasil

O 55º modelo é um dos mais bonitos da coleção, uma aeronave que tive oportunidade de voar em 1998, de São Paulo a Porto Alegre: o Boeing 767 modelo 200 nas cores da brasileira Transbrasil.
O 767-200 que estava marcado para ser comprado era o modelo da Gemini Jets, nas cores da US Airways. Porém, quando no início de dezembro vi os lançamentos da JC Wings para Janeiro de 2013, não tive dúvida. Fiz a compra na EZToys pelo valor de US$ 67,49 (utilizando meu desconto de 10%), com um frete de US$ 27,66, sendo prometido para janeiro de 2013. Chegando em meados de Janeiro, foi prontamente enviado, chegando por aqui em 04/02/2013. 
O modelo da JC Wings representa o PT-TAB, asas na cor laranja, que foi o 2º 767 recebido pela Transbrasil, em julho de 1983. O modelo é bem detalhado (antenas e tudo o mais), é muito bonito. Somente a roda da bequilha veio bem torta e foi facilmente desentortada com as mãos. Em um fórum nacional, vários colegas tiveram o mesmo problema, mesmo com os PT-TAA (azul) e PT-TAC (verde).



Este aparelho voou com a Transbrasil até o fim de suas atividades, em 2001, estando hoje estacionado ao relento no Aeroporto Internacional de Brasília. Ele está com o esquema de cores final da Transbrasil, que não é o mesmo do modelo.



No Brasil somente a Transbrasil e a VARIG utilizaram o modelo 200. A TAM utilizou o modelo 300. 


Modelos da coleção: MD 87, da Spanair

O 52º modelo da coleção foi adquirido juntamente com o anterior, na liquidação da Waffle, na mesma data, pelo mesmo valor de aquisição e de frete (US$ 28,00 e US$ 20,50). Porém, pedi para serem enviados separadamente, dai o frete ter sido um pouco mais caro individualmente do que se eu aproveitasse o mesmo envio (foram compras separadas). Porém, ao recebê-lo, veio junto com o 737-500, em uma mesma caixa. Meu receio era cair na malha fina da Receita, o que não aconteceu. Foi uma excelente oferta. 
Não tinha nenhum MD-87 em vista: aproveitei a oferta e adquiri um MD-87, nas cores da espanhola Spanair, empresa que sofreu um acidente com um MD-82 em agosto de 2008 e veio a encerrar as operações em janeiro de 2012, deixando muitos passageiros "na mão".



O modelo é o EC-KAZ, um MD-87 fabricado em 1988, entregue inicialmente a SAS em março de 1989, onde ficou até 10/2006. Repassado à Spanair, onde voou nas cores da Star Aliance até 11/2009, sendo então mantido armazenado no deserto de Arizona.



Os MD-87 não foram utilizados em nenhuma empresa brasileira.



Modelos da coleção: Boeing 737-500, da Air Do

Olá pessoal. 1ª postagem de 2013. Aproveitando as férias e não fazendo muitas compras no final de 2012. O modelo que vou relatar agora foi de uma compra já há bastante tempo, o 51º modelo, mas só chegou após o 53º. 
Aproveitando um "blowout" (liquidação) da Waffle, dos modelos da JC Wings, aproveitei e adquiri um 737-500 nas cores da japonesa Air Do. Este modelo estava "na mira" para ser adquirido, porém na versão snap-fit da Hogan. Quando surgiu em diecast, dei preferência a este, colocando-o na fila de espera. Na promoção o preço foi a US$ 28,00 mais US$ 20,50 de frete. Mas tinha um porém: só seria entregue em Setembro e estávamos em 11 de julho de 2012. Adquiri-o, juntamente com o 52º modelo, um MD-87 na mesma promoção. Demorou, mas chegou, em perfeito estado, em 08/10/2012. O melhor foi que chegaram os dois juntos, em uma caixa bem grande, e não caiu nas malhas da Receita.


O modelo é perfeitinho, bem "engraçadinho" (pintura Do Bear) e completa a coleção dos 737 Classics (300, 400 e 500).
Representa a aeronave de prefixo JA305K, um 737-500 que fez o primeiro vôo em 09/1998, sendo vendido a Air Nippon (ANK) e depois, em 03/2011, repassado a Hokkaido Int Airlines - Air Do, onde voa atualmente.


No Brasil os 737-500 foran utilizados pela Nordeste e pela Rio Sul, do grupo VARIG, sendo depois utilizados por esta, até a desativação dos mesmos.