quinta-feira, 21 de junho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 727-100, da JAL

O Boeing 727 modelo 100 da coleção é representado pelo modelo da Jet-X, nas cores da JAL, com o prefixo N690WA. Adquirido em 27/10/2010 da Waffle Collectibles por US$ 65,00. Na época havia um outro modelo, no mesmo esquema de pintura, porém, esgotou-se rapidamente. Havia também a pintura antiga da JAL - Japan  Air Lines. Optei por este, sendo entregue em 21 dias. Modelo muito bonito e bem detalhado do elegante 727: a parte inferior da fuselagem é toda polida e os dizeres da JAL estão em caracteres japoneses.


O modelo representado é o N690WA, prefixo que não é do Japão. Construído em 1967, o Boeing 727-173C é um modelo conversível para carga/passageiro (dai a pintura da porta de carga do lado esquerdo da aeronave),  adquirido inicialmente pela World Airways e arrendado a Japan Air Lines por dois períodos: de 02/1970 a 09/1970 e 02/1973 a 03/1974. Voou para inúmeras companhias e acabou com o prefixo N704A, sendo estacionado e posteriormente retalhado. Não encontrei imagens dessa aeronave nas cores da JAL.




No Brasil, o modelo 100 foi operado pela Transbrasil, Cruzeiro do Sul e VARIG. Recentemente foram lançados modelos nas cores da VARIG e VARIG Log e espera-se para Julho nas cores (vários modelos) da Transbrasil (que pretendo adquirir).









terça-feira, 19 de junho de 2012

Modelos da coleção: Fokker F-50, da Aer Lingus

O modelo de n. 28 foi um Fokker F-50 (denominação correta é Fokker F27 Mk. 50), nas cores da irlandesa Aer Lingus, fabricado pela Herpa, em metal.   Adquirido no mesmo dia do Airbus da Korean, 27/09/2010, na agora Waffle Collectibles, antiga AirParadigm, por US$ 42,95, levou 32 dias para chegar.
Não gostei do modelo da Herpa: a asa veio solta da fuselagem, colei; hélices vieram completamente tortas, desentortei com cuidado e mais um problema que não lembro qual foi. A caixa é muito simplória, feita de um papelão bem fino, apesar de o modelo vir em um molde de isopor, como as demais marcas. E ainda tenho outros modelos da Herpa para adquirir...



O EI-FKE, com o nome de St. Pappin,  modelo apresentado aqui, foi adquirido pela Aer Lingus em 1991. Operou até 2001, estocado por 2 anos, passou para a Denin Air, VLM Airlines e atualmente voa nas cores da CityJet, como OO-VLF ("Ville de Nantes").




No Brasil foi utilizado pela TAM e pela Ocean Air (agora Avianca), não sendo mais utilizado.
O Fokker PT-LAF exposto no museu Asas de um Sonho, da TAM, é um modelo F-27 modelo 600. O modelo 50 é baseado no F-27 modelo 500, com muitas melhorias em relação ao F-27 original. A Hobby Master lançou o modelo F-27, que pretendo adquirir futuramente.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Modelos da coleção: Airbus A300 B4, da Korean Air

Adquirido em 27/09/2010, da EZToys por US$ 58,49, o Airbus A300 B4 é da JC Wings. Perfeito, grande e na linda pintura da Korean Air. Levou 23 dias para aportar por aqui e foi o modelo de n. 27.


A JC Wings lançou simultaneamente 3 modelos desta aeronave: uma, ilustrada com personagens infantis, chamada "Jiju Colors", o modelo em questão, e uma versão Cargo.
Anteriormente, o único A300 disponível era um da Air France, pintura antiga, da Hogan Wings, em Snap Fit. Depois, Gemini, Inflight e Herpa e a própria JC Wings lançaram outros modelos, mas ainda prefiro nas cores da Korean Air. O modelo retratado, HL7240, foi adquirido em 1992 e voa até hoje nas cores da Korean.


Este avião me traz uma linda recordação: a primeira aeronave em que voei: um Airbus A300 da Cruzeiro do Sul, em 1980, de Congonhas (sim, pousava em Congonhas e quando acionava os reversos, tremia tudo) até Porto Alegre. Dentro, vinho, talheres de prata, pratos quentes, e tudo isso em classe econômica. Lindo ver aquele monte de poltronas, dois corredores, divisórias. O bocal da turbina, com as pás, era enorme: cabia um carro lá dentro (entrei pela escada, à frente dos motores). Meu pai, que voou muito em DC-3, BAC 1-11, 727, também ficou de boca aberta com a aeronave... No Brasil, além da Cruzeiro do Sul, esteve presente na VARIG (dona da marca Cruzeiro do Sul) e VASP, onde os restos mortais de um, em Congonhas, foram sucateados.




Modelos da coleção: Douglas DC-9-10, da Aeronaves de México

O Douglas DC-9-15, nas cores da Aeronaves de México, da Gemini Jets, foi adquirido em 13/09/2010, da Airline Museum, por US$ 46,50, chegando em 21 dias. Este modelo me deu um susto: ao abrir a caixa, constatei tristemente que faltava uma roda do trem de aterrisagem principal. De um lado, só estava uma das rodas, com o pneu e o eixo. Pensei em como a Gemini, que tem um excelente acabamento, deixou passar um defeito desses. Passado um dia, quando ia escrever para a loja e para o fabricante, em busca de uma solução, me dá um estalo e resolvo procurar na caixa e eis que encontro a roda presa na espuma (ambas escuras). Pronto: um encaixe e ficou perfeito. É um modelo muito bonito, com a parte inferior da fuselagem bem polida. Tinha que escolher um DC-9 e não queria escolher um norte-americano: o mexicano foi uma ótima opção.





O modelo retratado pela Gemini é o XA-SOD, adquirido em 1967 direto do fabricante, a Douglas, sendo do 1.o modelo de DC-9, da série 10. Recebeu o nome de Tamaulipas, um dos 31 estados do México. Em 1972 a Aeronaves de México passou a se chamar AeroMexico. Em 1989, a aeronave passou para a GPA, depois, em 1990, foi para a Aero California (XA-RKT), onde voou até 2006, sendo então dada como "withdraw from use" e armazenada no deserto de Mojave.





domingo, 17 de junho de 2012

Modelos da coleção: Airbus A330, da Air France

O 25.o modelo da coleção é um  Airbus A330, da Hogan Wings - na época e ainda hoje, o único fabricante  de miniatura 1:200 do A330 - nas cores da Air France. Adquirido em 01/09/2010 da Diecast Airplane por apenas US$ 26,95 + 12,31 de frete, foi o 2.o modelo mais barato adquirido até hoje. Levou apenas 19 dias para chegar.
Apesar de na época haver modelos com pinturas mais bonitas, escolhi a da Air France como forma de representar o fatídico vôo AF447, que caiu no oceano Atlântico, na rota Rio-Paris, em 01/06/2009, com a perda de 228 vidas humanas. Foi um acidente muito noticiado, com muitas fotos, até que finalmente acharam os restos no fundo do mar, com as "caixas pretas" em condições de leitura, havendo aí o esclarecimento da tragédia.
O modelo representado pela Hogan é o F-GZCG, pintura ainda anterior a utilizada atualmente (vide foto), muito bem acabado. Adquirido da Airbus em dezembro de 2002, ficando todo o ano de 2003 e início de 2004 estocado em Chateauroux (França) com o registro F-WWKI. Atualmente, voando ainda nas cores da Air France.





O A330 tem sido um sucesso para a Airbus e seus clientes, pois trata-se de uma aeronave com excelente relação custo/benefício, sendo utilizado por inúmeras companhias, muitas delas utilizando em ligações com o Brasil (Air France, TAP, Alitalia, por exemplo). No Brasil é utilizado pela TAM, que, por sinal, acaba de chegar as lojas, semana passada, o modelo nas cores desta empresa, lançado pela Hogan também. 



Em uma visita que fiz ano retrasado (outubro) ao Museu da TAM, em São Carlos (SP), pude observar ao longe o A330 da TAM, provavelmente indo para algum check:



Modelos da coleção: Douglas DC-6 da Pan Am

Um Pan Am, nas cores branca e azul era um modelo que não poderia faltar. Como não tinha conseguido o DC-4 nas cores da Pan Am, este aqui já adquiri em "Pre order" (pré ordem de compra), em 30/08/2010, demorando 60 dias para chegar. Sendo novidade, e bem procurado, paguei U$ 59,99 + 18,69 de frete, na EZToys. O modelo da Hobby Master representa o N5121V, e é muito bem detalhado.


Em 26 de abril de 1954, a Pan Am recebeu o N5121V MSN 44121/470 e nomeou-o
"Clipper Splendid". Esta aeronave operou com Pan Am até 2 de março de 1961, quando foi
vendida para Loftleidir e registrado como TF-LLC. Após 2 outros proprietários, a aeronave terminou a sua carreira  pela Força Aérea Peruana, sendo então desmontada.



No Brasil foi utilizado por VASP e VARIG:




Modelos da coleção: Douglas DC-4, da Capital

Como gostei dos modelos da Hobby Master, em virtude do bom acabamento e pelo fato de somente eles lançarem determinados modelos, em agosto de 2010 comprei o DC-4 da Capital, por US$ 46,99, na EZToys, modelo que chegou 25 dias depois. Tornou-se o 23.o modelo da coleção. Achei o branco da fuselagem um pouco "amarelado", mas pelo fato do modelo ser novo pode ter sido assim mesmo no original, pois não amarelaram outros modelos e ele não piorou.






O N91070 foi construído em 1945, adaptado para passageiros e entregue a Pennsylvania Central Air Lines em 1946, que se transformou em Capital Airlines em 1948, onde operou até 1961, quando foi vendido em virtude da Capital ter sido adquirida pela United Airlines.






No Brasil o DC-4 foi utilizado pela FAB, VASP, Cruzeiro do Sul (curto período) e Real Linhas Aéreas.