Este modelo foi o quarto da coleção, comprado em 07/07/2009, da Diecast Airplane (primeira compra neste fornecdor, que é muito bom). Foi o modelo mais barato adquirido para a coleção até o momento: US$ 14,95 + 13,31 de frete/embalagem. A razão do preço baixo é o fabricante - Model Power - não ser um dos principais e o modelo não ser tão detalhado: o trem de pouso principal é muito simplório, as rodas não giram (as hélices sim).
A aeronave representada é um Vickers Viscount 800, turbohélice inglês de grande sucesso mundial. No Brasil foi utilizado pela VASP e VARIG, além da força aérea para transporte presidencial. O modelo retrata uma aeronava da British Midland Airways (BMA), empresa também inglesa. Esta aeronave teve um dos motores incendiados em 22/01/1970, sendo retirada de circulação. Hoje o cockipt desta aeronave repousa no fundo do mar no litoral da Inglaterra servindo como ponto para mergulho.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Modelos da coleção: Boeing 707 da VARIG
Terceiro modelo adquirido, 03/07/2009, da Airline Museum, pelo valor de US$ 95,00 mais US$ 26,33 de frete+embalagem. Foi fabricado pela Inflight 200, com excelente qualidade.
Este modelo apesar de ter preço superior à US$ 50,00 não foi retido pela Receita Federal, porém, como não se encontrava em pronta entrega no fornecedor, demorou cerca de 55 dias para chegar.
A aeronave representada é o PP-VJX, um Boeing 707-345C adquirido novo pela VARIG em 1968. Esta aeronave é recordista mundial em sequestros, sendo sequestrada 2 vezes em 1969 e mais uma vez em 1970, todas as vezes sem vítimas a bordo. A aeronave foi vendida à Força Aérea Brasileira em 1986, sendo transformada em reabastecedora/cargueira KC-137 (FAB 2402).
Este modelo apesar de ter preço superior à US$ 50,00 não foi retido pela Receita Federal, porém, como não se encontrava em pronta entrega no fornecedor, demorou cerca de 55 dias para chegar.
A aeronave representada é o PP-VJX, um Boeing 707-345C adquirido novo pela VARIG em 1968. Esta aeronave é recordista mundial em sequestros, sendo sequestrada 2 vezes em 1969 e mais uma vez em 1970, todas as vezes sem vítimas a bordo. A aeronave foi vendida à Força Aérea Brasileira em 1986, sendo transformada em reabastecedora/cargueira KC-137 (FAB 2402).
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Museu Asas de um Sonho - TAM
Olá amigos.
Ontem tive a felicidade e o sonho realizado de visitar o museu de aviação "Asas de um sonho", de propriedade da TAM. Ele fica na zona rural de São Carlos (SP), há umas 3 ~ 4 horas de São Paulo. Ele está instalado junto ao centro de manutenção da TAM. Fica bem afastado do centro da cidade de São Carlos.
Cheguei lá por volta das 13h30 e de cara já achei o lugar muito limpo, amplo e organizado. Estacionamento vazio, pertíssimo da entrada do museu (um prédio semelhante a um hangar, onde se compram os bilhetes de entrada e onde também há uma lanchonete). A entrada custava R$ 25,00 (salgado, não é), mas sendo professor paguei meia. Me dirigi ao outro prédio, muito maior, e na entrada passa-se por um túnel onde está contada a história da aviação, através de paineis e maquetes. Depois, em uma outra sala, assiste-se à um vídeo com a história da TAM, do Cmte. Rolim Amaro e da criação do museus. Creio que dura uns 5 minutos.
Depois, adentra-se ao museu: linda vista, por cima. E impactante. Eu já voei bastante de avião, já toquei em diversas aeronaves, mas ver de perto aeronaves que só tinha visto em fotos e filmes, é uma sensação inacreditável, como o nome do museu, um sonho. Ver um Lockheed Constelation (enorme), até um Fokker F-27 e um Embraer Bandeirante ficam enormes. Não fazia idéia do tamanho de um Republic P-47 Thunderbolt, de um MIG-21: enormes!
Apesar de o tempo e a imperícia do fotógrafo não terem colaborado para a qualidade das imagens, foi uma visita completa e muito boa. Em cerca de 2 horas visitei todas as aeronaves do museu, sem correria. Pretendo fazer outra visitação. Vale muito a pena este passeio.
Na saída, além de um lindíssimo DC-3 (que creio que será reformado e exposto mais tarde), tive a oportunidade de ver, na entrada do centro de mautenção, a comparação - lado a lado - de um ATR-42 (ou 72) com um Airbus A330: realmente, a diferença de tamanho entre os modelos da minha coleção é real.
Um abraço,
Alberto
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