Final de agosto de 2011 e eis que surge na EZToys um Lockheed 1049 Constellation: da Western Models e nas cores da VARIG. Western Models são raros os lançamentos e difíceis de encontrar, além de caros. Constellation era só da Herpa e uns poucos da Hogan Sendo VARIG era a escolha óbvia, mesmo que fosse mais caro e tinha em versão CARGO também. Segundo alguns sites, só 120 foram produzidos. Como o cartão de crédito fechava dia 26, aguardei e... supresa: esgotou-se na EZToys. Toca a procurar, correndo e encontrei em uma loja chamada JetCollector. Comprei, no valor de US$ 69,95 mais 24,95 de frete, em 26/08/2011, sendo que o modelo chegou em 13/09/2011, em 18 dias, bem rápido. No processo de compra, fui atendido por Pam (não sei se homem ou mulher, perguntei e não respondeu). Após o envio, fui informado que faltou US$ 7,00 de frete: eles fecharam a venda sob um valor de frete, enviaram, viram quanto foi e depois cobraram a diferença, via Pay Pal ou depósito bancário. Expliquei para eles da dificuldade de depósito, que eles estavam cobrando um frete bem mais caro que as outras lojas, mas mesmo assim, poderiam me cobrar via cartão de crédito. Responderam, educadamente, que tinha sido erro deles, e que ficasse por isso mesmo, que pretendiam me ver como cliente em uma próxima compra. Quando recebi um e-mail de código de rastreamento do USPS - United States Postal Service - é que percebi que a encomenda era rastreável, o que deixa o frete mais caro mesmo.
Abaixo, todo o processo de envio, retirado do site do USPS:
Detailed Results:
Delivered, September 13, 2011, 7:47 pm, BRAZIL
Customs clearance processing complete, September 08, 2011, 7:39 pm, BRAZIL
Customs Clearance, September 07, 2011, 8:58 am, BRAZIL
Processed Through Sort Facility, September 07, 2011, 8:56 am, BRAZIL
Processed Through Sort Facility, September 02, 2011, 5:27 pm, ISC SAN FRANCISCO (USPS)
Arrived at Sort Facility, September 02, 2011, 5:25 pm, ISC SAN FRANCISCO (USPS)
Electronic Shipping Info Received, August 31, 2011
O modelo é simples em acabamento (comparem as carenagens do motor com os da Hobby Master, por exemplo), a caixa é bem, mas bem, simplória. Veio com um quebradinho em uma das empenagens verticais, mas como achei o pedacinho, colei. E o mastro da antena veio "solto": colado. Estranhei o tom de azul, mais escuro e opaco que o s das fotos. Mas, mesmo assim, é o único Connie nas cores da Pioneira, tem que estar na coleção. Há um tempo atrás alguém estava vendendo na Inglaterra uma folha de decalques de detalhes dos motores, para os 1049 da Western Models.
Os "Connies" fizeram muito sucesso no Brasil, nas cores da Panair e da Real Aerovias, em vôos internacionais, e depois pela VARIG. O PP-VDE foi o penúltimo L-1049G entregue para a Varig. Os L-1049 também eram conhecidos por Super Constellation. Esta aeronave foi construída em 1957, para a Qantas, que acabou não o recebendo, sendo repassado a VARIG ainda em 1957. O PP-VDE operou de 1957 a 1963, quando foi retirado de serviço e desmontado.