O 78º modelo da coleção é o Airbus A340 modelo 200, nas cores da Royal Brunei. Este foi o primeiro modelo A340-200 lançado na escala 1:200, em meados do ano passado, pela JC Wings, seguido por outro nas cores da Cathay, mais ao final do ano, também pela JC Wings.
Rapidamente coloquei o modelo na lista de futuras aquisições, preferindo o amarelo ouro da Brunei, além de ser de um país (Sultanato de Brunei) bem diferente. O modelo esgotou-se em todas as lojas rapidamente, antes mesmo do modelo da Cathay surgir, sendo então este considerado a nova opção de compra. Mas vasculhando o Ebay, encontro-o novamente a venda, pelo mesmo vendedor do A330-300 e 727-100, johanchan. E no mesmo esquema, de o interessado fazer uma proposta. Então, dos US$ 99,99 lancei 79,99, que foi aceita, com o frete de US$ 20,00, em 30/12/2013, sendo esta a última compra de 2013, ano recorde de aquisições, com 23 (foram 12 em 2009, 20 em 2010, 8 em 2011 e 15 em 2012). E a primeira entrega de 2014, em 21/01/2014. Embalagem enorme já mostrava que o modelo é um dos grandes. Com muito pouco plástico dentro da embalagem - correu o risco de amassar - veio na caixa padrão da JC WIngs, intacto. Modelo muito bem detalhado, em um tom de amarelo que o destaca, e detalhado principalmente nas rodas do trem de pouso, que vieram em um cinza escuro brilhante, contrariando o original, que é cinza claro. E uma novidade: um suporte em madeira e alumínio com a plaqueta polida com a descrição do modelo e companhia. Veio desmontado e em poucos segundos aparafusei a parte de alumínio à base de madeira, dei uma leve entortada no braço de alumínio, para que o modelo ficasse exatamente na horizontal.
O modelo representa a aeronave de prefixo V8-BKH, utilizada pela monarquia do Sultanato de Brunei (uso governamental). Houve um A340-200 com o prefixo V8-BKH, fabricado em 1993, que voou com esta matricula entre 1993 e 1996, continuando até 1997 com outras duas matriculas, sendo repassado ao governo da Jordânia e a um operador privado da Jordânia, onde está ativo até hoje. E, um outro A340-200, com a mesma matrícula, fabricado em 1994 que foi inicialmente para o governo do Bahrein, depois não há informações concretas sobre o mesmo, mas especula-se que, tendo sido entregue em junho de 1994 ao governo de Brunei, adotou este prefixo em 04/1996, onde voa atualmente.
No Brasil o A340 modelo 200 não foi nem é empregado em nenhuma empresa nacional.