sábado, 6 de novembro de 2010

Modelos da coleção: Douglas DC-8, da Scandinavian Air System

Este modelo foi o único até o momento adquirido no Brasil: através do Mercado Livre. Encontrei-o em outubro de 2009 e o adquiri em 16/10/2009, de um vendedor no Rio de Janeiro, que pediu pelo modelo o equivalente à US$ 94,00. A compra foi bem vantajosa pois o modelo é da Inflight 200, cujos modelos são os mais caros no mercado, o frete ficou por R$ 30,00 via SEDEX e chegou em 2 dias. O modelo estava sem uso, intacto e na caixa. É um lindo modelo, mostrando o detalhamento dos modelos da Inflight.
O modelo representa o LN-MOG DC-8-62 da SAS - Scandinavian Air System, empresa que atende a Noruega, Dinamarca e Suécia. Chamado de "Odd Viking", foi adquirido em janeiro de 1970 direto da Douglas. Alugado para a SwissAir em vários períodos, foi vendido para a Aeroperu em 1982.  Aparentemente sofreu um acidente em Lima - Peru, no ano de 1990, sendo desmanchado em 1995. No Brasil o DC-8 foi utilizado pela VARIG (que o recebeu após incorporar a Panair do Brasil), de  1965 a 1975 em rotas internacionais. A VASP utilizou um modelo modernizado para cargas na década de 1990



Modelos da coleção: Lockheed Electra da Qantas

Nono modelo adquirido para a coleção, foi o primeiro da HoobyMaster. Inicialmente, eu queria um Electra da VARIG, que o operou na ponte aérea Rio-São Paulo por décadas (foi a única empresa brasileira a operar o modelo), onde fez enorme sucesso. Mas somente a Western Models tinha fabricado o modelo, não o encontrando mais. Como o preço era convidativo (US$ 49,45, na Diescast Airplane) resolvi pedir da Qantas Airways mesmo. E foi a entrega mais rápida de todas até hoje: 13 dias.
Depois, tanto a Aviation200 como a HobbyMaster lançaram o modelo nas cores da VARIG (pretendo trocar mais tarde). O modelo da HobbyMaster me impressionou muito: excelente embalagem, contando a história da aeronave e dados técnicos, muito bem presa na embalagem, ótimamente bem acabada, opção de montar o trem de pouso aberto ou fechado.
O modelo em questão representa o VH-ECB, o 1.o modelo adquirido novo pela australiana Qantas em 1959 (que há dois dias atrás teve um de seus Airbus A380 com avarias em um dos motores), recebendo o nome de Pacific Explorer. Na Qantas o modelo servia a rotas internacionais. Foi retirado de serviço em 1967, sendo repassado à diversas companhias. Terminou sua vida nas cores da estatal equatoriana TAME, tendo sofrido um acidente ao pousar em setembro de 1989, sendo desmanchada a seguir.



Modelos da coleção: Tupolev TU-154 da Aeroflot

Adquirido em 31/08/2009, da Diecast Airplane por US$ 49,95 mais US$ 26,67 de postagem, estava anunciado originalmente como da JC Wings. Ao chegar, verifiquei que não era da JC Wings, não tendo a descrição do fa bricante na embalagem. Este modelo apresentou alguns problemas: o trem de pouso direito traseiro veio bem torto, tendo que ser arrumado com um alicate e com muito cuidado para não quebrar. O profundor traseiro direito veio solto. Afora isso, é um modelo bem diferente e com um tom de prata meio perolado.
Este modelo representa o Tupolev TU-154B utilizado pela estatal russa Aeroflot, já em novo esquema de cores e privatizada. Ano passado a Aeroflot anunciou que iria retirar o modelo de sua frota. Esta aeronave, de prefixo RA85685 foi entregue nova à Aeroflot em 1990 e passada depois para outra empresa russa, a KrasAir. Atualmente a aeronave encontrasse estocada em um aeroporto na Rússia ainda com as cores da KrasAir, desde novembro de 2008. Nenhuma empresa brasileira operou um TU-154.



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Modelos da coleção: Boeing 747-200 da Swissair

Sétimo modelo incorporado à coleção, foi trazido do Japão pela minha cunhada Cristiane em 25/08/2009, que o adquiriu em uma loja em Osaka. O valor aproximado do modelo, na época, era de US$ 34,00. Foi o primeiro modelo em plástico (snap-fit) da coleção. Ele foi produzido pela Hogan Wings e apesar do meu descrédito inicial quanto à modelos de plástico na coleção, fiquei admirado com o perfeito acabamento e detalhamento do modelo. As janelas do cockpit são transparentes. Os encaixes foram perfeitos e simples, sem necesidade de cola. O único porém vai para as rodas dos trens de aterrisagem: os pneus são de plástico, cinzas e com um colante imitando o desenho das rodas. Outros modelos da Hogan não seguiram esse padrão, vindo com os pneus em borracha na cor preta. A Hogan vende o conjunto dos trens de aterrisagem de todos os modelos - são facilmente encontrados. Porém, para o 747-200 só se encontra em plástico.
O modelo representa um Boeing 747 modelo 200, matrícula HB-IGB, o segundo 747 da Swissair, entregue novo pelo fabricante em março de 1971. A Swissair utilizou esta aeronave - inclusive em outro esquema de cor, com a faixa chocolate, até 1984. Depois a aeronave passou por vários operadores, onde terminou arrendado para a Saudia, da Arabia Saudita, pela Air Atlanta Icelandic. Foi desmontado na Europa em 1994/1995. O 747 modelo 200 chegou a ser utilizado nas aéreas nacionais somente pela VARIG, que operou 5 aeronaves do modelo 200 por alguns anos (1980-1996).



Modelos da coleção: Embraer ERJ-145 da Grand China Express Airlines

O B-3039 representa um ERJ-145 da Embraer. Esta aeronave foi a primeira da Grand China Express Airlines, foi fabricada na China pela Harbin Embraer Aircraft Industry, sob licença da Embraer e representa o 1.000o ERJ-145 fabricado, recebendo, porisso, uma pintura comemorativa.Aeronave em operação. O modelo, da Aviation 200 tem uma bélissima pintura, mas talvez pelo seu tamanho reduzido (mesmo mantendo a escala 1/200) não seja tão bem detalhado. O modelo foi adquirido em 06/08/2009 da Diecast Airplane pelo valor de US$ 53,95 + US$ 26,67 de despesas de envio. Foi o primeiro modelo de ERJ-145 lançado na escala 1/200. No Brasil foi inicialmente utilizado pela Rio Sul e Nordeste, subsidiárias da VARIG. Atualmente a Passaredo opera o modelo.




Modelos da coleção: Fokker F-70 da KLM Cityhopper

Quinto modelo adquirido da Airline Museum por US$ 46 + US$ 23 de despesas de envio, este modelo da Gemini Jets - muito bem acabado e entregue em uma belíssima embalagem toda moldada em espuma, foi adquirido em 01/08/2009. Representa um modelo da subsidiária Cityhopper do grupo Air France - KLM. Esta aeronave voa até hoje, em rotas de curta distância na Europa. O Fokker F-70 foi muito utilizado no Brasil pela TAM e depois pela OceanAir/Avianca com o modelo F-100 (maior). Por alguns acidentes sofridos pelos F-70 da TAM a aeronave não era bem vista pelo público.