sábado, 21 de julho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 737-300, da British Airways

Passado o mês de fevereiro, sem nenhuma aquisição, em março aproveitei uma promoção Waffle/Phoenix e adquiri o 43.o modelo da coleção em 12/03/2012, pelo valor de US$ 32,00 mais 14,34 de frete/embalagem. Porém, esse modelo só seria enviado lá por junho. Aguardei. Em meados de maio recebo o e-mail da Waffle indicando o envio do modelo (lá pelo dia 05 de maio). Calculei uns 30 dias para chegar e nada. Dia 27 de junho fui aos correios, munido do código de postagem enviado pelo Michael, da Waffle, indicando que a encomenda tinha partido dos EUA ainda em meados de maio. No correio fui informado que a Receita Federal estava sobrecarregada, inclusive enviando encomendas para Curitiba (PR) para aliviar o trabalho. Mas de tarde, eis que o modelo chega. Até brinquei que vale a pena reclamar que o Correio resolve no mesmo dia! No final, foi o modelo mais demorado a ser entregue: 107 dia (o recorde anterior tinha sido do 747-300, de 70 dias). O modelo da Phoenix, diferentemente dos Tupolevs, é muito bem acabado, nas rodas (vindo inclusive, pintadas em azul escuro como a aeronave original), pintura perfeita. Como eu queria adquirir um modelo que representasse a British Airways, eu iniciei pelo 737: a pintura original (atual) da BA só tinha em 737-400, que eu queria adquirir da Thay, LOT ou Nok. O 737-300 da BA só com a cauda em um esquema chamado "Hong-Kong", que acabei optando (até pelo preço), deixando para um 747-400 por exemplo a pintura original e completa da BA.


O G-OAMS foi fabricado em 1997, adquirido pela British Airways e repassado em 2002 para a Air New Zealand, onde voa atualmente.



O 737-300 foi a 3.a aeronave que voei na vida, nas cores da Transbrasil, no vôo GRU-GIG-VIX, em 1989. No Brasil, VARIG, VASP (que introduziu o tipo no Brasil) e Transbrasil utilizaram o 737 modelo 300. Foi a aeronave que substituiu o Electra II na Ponte Aérea. Depois, a Webjet e a Gol vieram a utilizar o modelo. Espero que lancem o 737-300 nas cores da Webjet, VASP ou Transbrasil.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Modelos da coleção: Boeing 737-200, da VARIG

Ainda em 2011, tinha efetuado o pedido de um Boeing 737-200, a ser lançado em Janeiro pela Aviation200, nas cores da VARIG. Pensava que o 737-200, apelidado no Brasil de "Breguinha", deveria ser de uma empresa com uma pintura mais antiga, retratando que a aeronave era do início da década de 1970. No final de 2011 estava ainda indeciso quanto à escolher um da Saudi, companhia da Arábia Saudita ou um da LAN, este porém com a pintura atual, não caracterizando o 737-200 como uma aeronave mais antiga. Mas eis que surge então essa pré-venda da Aviation200, e em duas versões: com a fuselagem cinza e o VMJ, com a parte inferior da fuselagem polida, e US$ 5,00 mais caro. Encomendei. Mas, assim como o Boeing 787, fui surpreendido com o cancelamento do pedido, em virtude da troca de cartão de crédito. Quando fui novamente efetuar a compra, descobri que na Waffle estava mais barato: então, compra feita por lá. Foi feita em 19/01/2012, mesmo dia do Boeing 787, por US$ 59,95, mais US$ 19,64 de frete/embalagem, chegando em casa em 02/02/2012, 14 dias após a compra. E mais um modelo nas cores da VARIG. Muito bonito, bem detalhado. Os modelos polidos tem um toque a mais de realismo. Os dizeres "737-200 Super Advanced" pintados na parte superior traseira da fuselagem, em vermelho, não aparecem na maioria das fotos do PP-VMJ, encontradas na Internet, mas encontrei algumas que aparecem, dando veracidade a pintura destes dizeres no modelo.


O PP-VMJ foi fabricado em 1975 e adquirido direto da Boeing pela VARIG, onde voou até 2003, sendo repassado à argentina Southern Winds, onde foi dado como irrecuperável em 2007.



A minha segunda viagem de avião, voltando de Porto Alegre em 1981, foi a bordo de um 737-200 da VARIG, igual ao modelo que tenho. O 737-200 foi um aeronave emblemática aqui no Brasil: muito utilizado pela VARIG e Cruzeiro do Sul, em várias rotas por todo o território nacional, realizando vôos com muitas escalas, e pela VASP, cuja frota na década de 1970/1980 era quase toda formada por 737-200. Se ainda vierem a lançar um 737-200 nas cores da VASP eu irei adquirir. No Brasil, um acidente muito comentado foi protagonizado por um 737-200, no voo RG254, em setembro de 1989, que, por erro de interpretação dos dados de navegação por parte do piloto, se perdeu na Amazônia, vindo a fazer um pouso forçado por falta e combustível. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Frota da VARIG em miniatura

Antes de postar o próximo Modelos da coleção, fiz uma pesquisa sobre a frota da saudosa VARIG e o que tem em escala 1/200 que já foi lançada nas cores da Pioneira e que poderia a vir ser lançada.
Temos então a seguinte lista:

  1. Junkers JU-52: produzido pela ModelPower;
  2. Douglas DC-3: lançado nas cores da VARIG pela JC Wings;
  3. Convair 340/440: produzido pela Herpa, JC Wings e Gemini;
  4. Lockheed L1049G: lançado nas cores da VARIG pela Western Models;
  5. SE Caravelle: produzido pela Herpa e pela Hogan;
  6. Boeing 707: lançado nas cores da VARIG pela Inflight200;
  7. Lockheed Electra: lançado nas cores da VARIG pela Aviation200 e  Hobby Master;
  8. Convair 990: não lançado;
  9. Douglas DC-8: produzido pela Herpa, Aviation200 e Inflight200;
  10. Douglas DC-6: produzido pela Hobby Master e Herpa;
  11. Avro HS-748: produzido pela Gemini;
  12. Boeing 727: lançado nas cores da VARIG pela JC Wings;
  13. Boeing 737-200: lançado nas cores da VARIG pela Aviation200;
  14. Douglas DC-10: lançado nas cores da VARIG pela Aviation200, pintura mais antiga e pela Inflight200, pintura intermediária;
  15. Airbus A300: produzido pela Gemini, JC WIngs, Inflight200 e Herpa;
  16. Boeing 747-200: produzido por Hogan, Inflight200 e JC Wings;
  17. Boeing 747-300: produzido pela Aviation200;
  18. Boeing 747-400: produzido pela Aviation200, Inflight, Hogan, Herpa e JC Wings;
  19. Boeing 737-300: produzido pela Inflight200, Phoenix e Aviation200;
  20. Boeing 767-200: produzido pela Hogan, JC WIngs e Gemini;
  21. MD-11: produzido pela Hogan e Hobby Master;
  22. Boeing 737-700: será lançado em outubro/2012 pela Inflight200 nas cores já na propriedade da Gol;
  23. Boeing 737-400: produzido pela Gemini, Phoenix e Aviation200;
  24. Boeing 737-800: produzido pela Inflight200, Herpa, Aviation200 e Hogan 
  25. Boeing 777-200: produzido pela Hogan, JC Wings, Herpa e Inflight200;
  26. Boeing 757-200: produzido pela Hogan, Aviation200, JC Wings e Gemini.


Dos 26 modelos listados temos então:
1 não é produzido;
17 já são produzidos mas não nas cores da VARIG;
7 já lançados nas cores da VARIG;
1 será lançado.



Portanto, há grandes chances de vermos mais modelos nas cores da VARIG sendo comercializados futuramente.

Modelos da coleção: Boeing 787 da ANA

Primeiro modelo adquirido em 2012, o 787 da JC Wings, foi o 40.o da coleção. Encomendei o modelo, o 2.o 787 entregue ao mercado, para a nipônica ANA (a JC Wings lançou o primeiro, mas já estava esgotado), em dezembro de 2011. Porém, no início de 2012, meu cartão de crédito - Visa - foi clonado e cancelado, sem gerar prejuízo para mim. Foi feito um pedido de novo cartão, porém, a compra deste modelo, quando foi efetivada, foi negada pelo Visa. Só vim a saber dessa negação em 19/01/2012: efetuei de novo o pedido de compra, mas ai o preço já tinha subido US$ 10, indo para US$ 80,99 na EZ Toys. O modelo chegou em 06/02/2012.
O modelo é muito bem acabado, a aeronave é bem diferente de outros birreatores wide bodies, como o A330 e o 767. As janelas são maiores, o nariz é bem diferente, e os motores são quase do tamanho dos do A380. O único porém fica para uma das antenas da parte superior da fuselagem, a penúltima, que veio colada ao contrário (eu ainda não quis mexer). O modelo, que representa a aeronave JA802A, entregue em novembro de 2011, tem uma pintura diferenciada: a original da ANA foi lançada meses depois. A Hogan tem um modelo em snap-fit porém com as asas flexionadas para cima, o que achei feio.