Nono modelo adquirido para a coleção, foi o primeiro da HoobyMaster. Inicialmente, eu queria um Electra da VARIG, que o operou na ponte aérea Rio-São Paulo por décadas (foi a única empresa brasileira a operar o modelo), onde fez enorme sucesso. Mas somente a Western Models tinha fabricado o modelo, não o encontrando mais. Como o preço era convidativo (US$ 49,45, na Diescast Airplane) resolvi pedir da Qantas Airways mesmo. E foi a entrega mais rápida de todas até hoje: 13 dias.
Depois, tanto a Aviation200 como a HobbyMaster lançaram o modelo nas cores da VARIG (pretendo trocar mais tarde). O modelo da HobbyMaster me impressionou muito: excelente embalagem, contando a história da aeronave e dados técnicos, muito bem presa na embalagem, ótimamente bem acabada, opção de montar o trem de pouso aberto ou fechado.
O modelo em questão representa o VH-ECB, o 1.o modelo adquirido novo pela australiana Qantas em 1959 (que há dois dias atrás teve um de seus Airbus A380 com avarias em um dos motores), recebendo o nome de Pacific Explorer. Na Qantas o modelo servia a rotas internacionais. Foi retirado de serviço em 1967, sendo repassado à diversas companhias. Terminou sua vida nas cores da estatal equatoriana TAME, tendo sofrido um acidente ao pousar em setembro de 1989, sendo desmanchada a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário