Na época somente a Singapore (1.o usuário), a Emirates, a Qantas e a Lufthansa tinham o A380. Porém só o da Qantas havia sido lançado. Acabou sendo um modelo de uma aeronave emblemática, pois o VH-OQA foi o primeiro A380 a sofrer uma avaria de grande porte, com a explosão em vôo do motor n.2 (asa esquerda, interno), Rolls-Royce Trent 900, sob a Indonésia, em 04/11/2010, vindo a pousar em emergência em Cingapura, sem vítimas. Foi posteriormente reparado e tornou a voar.
Em 22 de junho de 2011 a Qantas anunciou que havia concordado com uma compensação da Rolls-Royce para um valor de cerca de US$ 100 milhões. A aeronave foi reparada com um custo estimado de US $ 139 milhões. A aeronave tem quatro novos motores, a asa esquerda reparada (incluindo 6 km de cabos substituídos). Ele retornou para a Austrália em 22 de Abril, e foi programado para retornar ao serviço em 28 de Abril de 2012. Os reparos acrescentaram 94 kg ao peso da aeronave.
O VH-OQA foi entregue em setembro de 2008, 0 14.o construído, direto da Airbus, recebendo o nome de Nancy Bird Walton, homenagem a primeira aviadora australiana.
O modelo é enorme, bem acabado e ocupa um grande espaço na estante, mal dando para fechar a porta de vidro. As asas são muito longas... Se destaca no meio dos outros modelos.
No Brasil o A380, até a presente data, só fez duas visitas - Galeão (Rio de Janeiro), Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), para testes de infraestrutura portuária e demonstração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário